TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bruna

Exames: Bruna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 2

Em uma história dos povos árabes Albert Habib Hourani cria um dos melhores compêndios em 1 volume dedicado a historicizar o mundo islâmico em seus mais diversos aspectos – político, econômico, cultural – congregando uma erudição rara com um texto suave, solto e envolvente. Faremos aqui uma breve síntese dos temas abordados por Hourani.

Hourani divide sua obra em cinco partes (A criação de um mundo, sociedades muçulmanas árabes, a era otomana, a era dos impérios europeus e a era das nações-estado). Com isso, Hourani faz um apanhado geral dos povos que compõem a região conhecida como oriente médio, desde os tempos pré-islamicos até a “era dos revivamentos islâmicos”.

È apresentada na obra, um panorama dos três principais grupos étnicos que estiveram a frente do poder institucional no islam, são eles os árabes, os turcos e os persas. A cada um deles Hourani dispensa a devida importância e nos agracia com retratos precisos destas sociedades. Mais objetivamente o texto nos traz dois eixos de poder dos séculos VIII ao XIV e do XIV ao inicio do século XX, são eles os árabes e os turcos. Os árabes que se ramificarão em um sem-numero de dissidências e poderes locais, tão fragmentos e frágeis ao fim da idade média que serão facilmente assimilados pelos turcos, e sua frente expansionista que alcançaram os bálcãs, além de, partes da Moldavia, Ucrânia e atual sul da Rússia.

O autor também lembrasse da importância de citar como a ascensão das potencias européias a partir do século XIX vão reconfigurar as terras muçulmanas e introduziram um fenômeno novo até então, o chamado reformismo islâmico, como exemplos o jadidismo e o ahmedianismo. Paralelo a este processo de reforma haverá uma força oposta de resistência a tais ideais que surge em meados do século XVIII e perdura até os dias atuais, os movimentos de reavivamento islâmico.

Na ultima parte de seu livro o autor destaca a participação desses grupos de reavivamento islâmico, nas tensões ocorridas no oriente médio no século XX, citando grupos como a irmandade muçulmana e o movimento de independência Argelino comando por Abdel Kader. Desta forma fornece-nos subsídios para entendermos a história do islam desde os primórdios desta civilização até as atuais conjunturas geopolíticas.

Particularmente o leitor brasileiro carece de obras que exponham e problematizem as sociedades orientais, e aqui digo de forma geral, acredito que o livro do professor Hourani é uma obra de importância impar para os estudos orientalistas dada a sua profundidade, seriedade, erudição e principalmente a imparcialidade com a qual os temas são abordados ao longo da obra. Um cânone dos estudos orientalistas aqui no ocidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com