TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bruna Carolina

Artigos Científicos: Bruna Carolina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  4.510 Palavras (19 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 19

oiiiijlhjhhgkhglhilhqwhewqlijeçwejdçkAHILHSEAD~SMWAKHEGFPOKJNB VHdjgahdgwjdhqhgdkjsbdfdwqjhdilKJSGHJQDHJEVHJDYJGDKJEWDKJEWHDKJBKJEBÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇ

Teoria genetica da aprendizagem

A presente pesquisa investiga sobre a teoria da epistemologia genética de Piaget e a aprendizagem na escola de educação infantil. A Epistemologia Genética é a teoria desenvolvida por Jean Piaget, consiste no desenvolvimento da síntese das teorias então existentes, o apriorismo e o empirismo. Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com o seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. Tem por objetivo analisar as contribuições da teoria Piagetiana no desenvolvimento das aprendizagens da linguagem na educação infantil. A importância do estudo sobre essa temática diz respeito ao fato de que por meio dessa teoria se pode estimular a criança situada no estágio pré-operatório para adquirir habilidades verbal e simbólica necessárias para a iniciação da nomeação de objetos e a construção do raciocínio intuitivo.

Ou seja, a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação. Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo. Ou seja, se puder agir sobre o objeto de conhecimento para inserí-lo num sistema de relações. Não existe um novo conhecimento sem que o organismo tenha já um conhecimento anterior para poder assimilá-lo e transformá-lo. O que implica os dois pólos da atividade inteligente: assimilação e acomodação. É assimilação na medida em que incorpora a seus quadros todo o dado da experiência ou ëstruturação por incorporação da realidade exterior a formas devidas à atividade do sujeito a acomodação na medida em que a estrutura se modifica em função do meio, de suas variações. A adaptação intelectual constitui-se então em um equilibrio positivo.

Teoria sociocultural da aprendizagem

Esta palavra indica sociedade+cultura. Descreve como culturas e sociedades se desenvolveram através do tempo. Ou seja, estrutura social, valores da sociedade, e como e porquê eles mudam com o tempo, variam quanto a descrição dos mecanismos específicos de variação e mudança social. Você deve analisar em que contexto esta palavra está aparecendo e assim fazer um apanhado geral.

Espero ter ajudado

O mais importante conceito da teoria sociocultural é o que defende a idéia de que a mente do ser humano é mediada. Opondo-se ao ponto de vista mais ortodoxo sobre a mente, Vygotsky argumenta que o ser humano não aje diretamente no mundo físico, ele o faz através de ferramentas, as quais lhe permitem transformar o mundo e as circunstâncias como vivemos no mundo. Ferramentas simbólicas, ou sinais, também são usados para mediar as relações com os outros e com o proprio indivíduo, bem como para mudar a natureza dessas relações.

O indivíduo maduro é dono de um funcionamento autonômo, ou seja, de auto-regulação. Ao contrário, as crianças ou aprendizes sem habilidades, aprendem realizando tarefas guiadas por outros indivíduos mais habilidosos, ou seja, por um processo de regulação externa. Esse aprendizado é tipicamente mediado pela linguagem.

no qual o aprendizado tende a ser mais produtivo tem o nome de Zona de desenvolvimento proximal. Esse seria o domínio no qual o aprendiz ainda não é capaz de funcionar independentemente, mas pode alcançar os resultados desejados através da ajuda de aindaimes relavantes.

etapa 3

Ao processo de ensino aprendizagem a importância da atividade lúdica, o brincar focando para a construção de conhecimentos. O professor deve entender as dificuldades com limitações raciocínio e desenvolver formas criadas para auxiliá-los.

As dificuldades enfrentadas principalmente é a falta de concentração, precisa de esforço organização, rotina, atividades lúdicas. Focar o raciocínio em colegas, professor, quadro-negro, livros e materiais ficam ainda mais difíceis.

Por isso o ideal é que as aulas sejam mais práticas e instrumentalizado. Insistir a mesma coisa não resolve, mas é necessário desenvolver estratégias diferenciadas para que a criança estimule o desenvolvimento feito em grupo à criança perceba que consegue executá-la e sempre propor algum desafio. Além de outras dificuldades que também podem comprometer o aprendizado o professor deve dar o espaço para que a criança busque.

Etapa 4

1 / 1

A ludicidade está intrínseca no ser humano desde a pré-história. O ato de brincar é a mais pura forma da criança se expressar, é brincando que ela expressa o que está sentindo e também interioriza o mundo ao seu redor. Porém, o ato de brincar vai muito além, é neste momento que os jogos começam a apresentar-se, e será através deles que a criança desenvolverá boa parte de suas habilidades motoras e cognitivas.

Na infância, o ser humano desenvolve várias habilidades motoras que serão aperfeiçoadas ao longo de sua vida, mas, para que isso ocorra, são necessários estímulos motores adequados à faixa etária. Tais estímulos podem ser alcançados com a utilização do brinquedo, das brincadeiras, e principalmente dos jogos, que concretizam seu objetivo no desenvolvimento da criança. Além disso, o jogo é uma forma lúdica de suprir a necessidade que a criança tem de conhecer, dominar e explorar possibilidades motoras que o seu meio proporciona.

Ao brincar, a criança simula a vida real, ela respeita as regras do jogo além de exercitar o seu cognitivo, desta forma o desenvolvimento psicomotor pode ser estimulado quando o jogo é utilizado. Acredita-se que na presença dos jogos, a criança estimulada terá maior interesse pelas atividades propostas, desta forma levando-a a um maior desenvolvimento.

Jean Jacques Rosseau (apud ALMEIDA 2000) diz que a criança tem seu jeito próprio de pensar, sentir e ver, e que a criança só aprende de maneira ativa, executando as tarefas, e também exercitando os sentidos, pois eles são os instrumentos da inteligência.

Froebel (apud ALMEIDA 2000) acreditava nos métodos lúdicos da educação. Ele dizia que o educador faz do jogo um instrumento para promover a educação para crianças, e também é uma forma de conduzir a criança à atividade, auto-expressão e a socialização.

Um dos pensadores que adota a educação como prática de liberdade é Paulo Freire. Ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com