TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARBOIDRATOS NA ALIMENTAÇÃO DE CÃES E GTOS

Artigo: CARBOIDRATOS NA ALIMENTAÇÃO DE CÃES E GTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 2

Carboidratos

Esse nutriente é o que possui maior quantidade de energia, e são formados por

carbono, hidrogênio e oxigênio; e podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Os monossacarídeos, são os chamados de açúcares simples, e não são hidrolisados em moléculas menores. Como exemplo, temos a glicose, frutose e lactose.

Em relação aos dissacarídeos, são compostos por duas moléculas de monossacarídeos, como por exemplo, a sacarose e a maltose; já os polissacarídeos, são aqueles que possuem várias unidades de monossacarídeos, por exemplo, o amido, glicogênio e fibra dietética.

Cães e gatos adultos possuem uma tolerância muito baixa à lactose, isso devido à diminuição ao longo do seu desenvolvimento, ocorre a diminuição das enzimas betafrutofuronidase (sacarose) e beta-galactosidase (lactose), e quando são alimentados com altos níveis desses nutrientes, por exemplo, o leite, podem apresentar diarreia, devido a um desequilíbrio osmótico e na fermentação bacteriana no intestino grosso.

Quanto à fibra dietética, são os polissacarídeos, que não são digeríveis, e podem ser encontradas nos vegetais constituindo sua parede celular, que são a lignina, celulose, hemicelulose e pectina, presentes nos tomates, citrus, beterrabas, soja.

Contudo uma quantidade limitada pode formar o bolo fecal, regularizar o movimento intestinal, ajudando a evitar constipações e diarreias; algumas dessas fibras podem ser moderadamente fermentáveis, e que através da atividade da microflora do cólon podem ser utilizadas formando ácidos graxos de cadeia curto como o acetato, ácido butírico e propionato, essa é uma fonte importante de energia para as células de revestimento do trato gastrointestinal de cães e gatos.

O amido, é o principal carboidrato presente na ração, e as principais fontes desse amido são cereais como o milho, trigo, sorgo, cevada e arroz.

O organismo armazena amido na forma de glicogênio e são encontrados no fígado e músculos, e tem como função manter equilibrada a quantidade de glicose no sangue, atuando de forma adicional, quando ocorre a falta desse nutriente.

Os carboidratos exercem funções importantes, tais como ser fonte de energia para células, manter o funcionamento adequado do sistema nervoso central; atua na formação da molécula dos aminoácidos não-essenciais e é necessário na síntese de ácido glicurônico, heparina, sulfato de condroitina, imunopolissacarídeos, DNA e RNA.

A necessidade de glicose pode ser suprida por síntese endógena, através da gliconeogênese, que ocorre no fígado e rins usando ácido propiônico, ácido lático, glicerol, e certos aminoácidos. Em cães os principais aminoácidos são a alanina, glicina e serina.

Comparativamente com os cães, os gatos possuem mecanismos únicos para a

metabolização dos carboidratos.

A atividade enzimática no fígado dos gatos indica que a gliconeogênese a partir de aminoácidos, é rápida quando houver o excesso dietético, e parecem ter maior atividade da serina-piruvato aminotransferase,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com