TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Artigo INFLUÊNCIA DA INGESTÃO DE CARBOIDRATOS SOBRE O DESEMPENHO FÍSICO

Artigo: Resenha Do Artigo INFLUÊNCIA DA INGESTÃO DE CARBOIDRATOS SOBRE O DESEMPENHO FÍSICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  3.281 Visualizações

Página 1 de 3

CYRINO E ZUCAS, Edilson Serpeloni e Sérgio Miguel. INFLUÊNCIA DA INGESTÃO DE CARBOIDRATOS SOBRE O DESEMPENHO FÍSICO. Revista da Educação Física/Uem; p:73-79, 1999.

O texto em questão faz uma analise sobre a influência da ingestão dos carboidratos antes, durante e após a atividade física. A importância da maximização das reservas de glicogênio muscular e hepático, sua relevância no desempenho de exercícios físicos de diferentes intensidades e o uso de estratégias nutricionais na ingestão desse substrato para a melhoria do desempenho físico.

Como importante fonte enérgica, uma dieta rica em carboidratos antes do exercício maximiza as reservas de glicogênio muscular e hepático, durante o esforço ajuda na manutenção da glicemia e após na recuperação muscular e reposição das reservas de glicogênio. Apesar de ser usado como fonte primaria de energia, as reservas de glicogênio no nosso corpo são limitadas, sendo assim o fígado e os músculos só contribuem com 1% ou 2% das reservas. A quantidade de glicogênio armazenada, nos músculos é de 300g a 400g e do fígado entre 80g a 90g.

Depleção das reservas de glicogênio muscular: A depleção das reservas de glicogênio muscular tem sido diretamente associada à fadiga muscular, observando-se que em atividades prolongadas de maior intensidade esse processo é mais rápido consequentemente levando a queda do desempenho. Já nas atividades de baixa intensidade as reservas apresentam-se estáveis, pois com a participação de fontes alternativas de energia como os “AGL”, a depleção é retardada.

Efeitos da ingestão de carboidratos associada ao exercício físico: O mau uso de estratégias nutricionais na ingestão de carboidratos pode ter resultados negativos no desempenho físico, pois sua ingestão cerca de 30 a 60 minutos antes pode levar à redução de glicose e (AGL) no sangue, aumentando a utilização das reservas de glicogênio muscular nos primeiros estágios do exercício comprometendo o rendimento em atividades prolongadas. A ingestão deve ser feita cerca de 3h ou 4h antes da pratica, de preferencia carboidratos à base de glicose, sacarose e maltodextrina, devida sua rápida absorção e evitando os suplementos com frutose por ser de lenta absorção e necessitar de uma previa conversão para glicose pelo fígado além de causar desconforto gástrico ingerido em excesso.

Estudos apontam que a ingestão de carboidratos antes do treino só é efetiva em exercícios de longa duração, fazendo a manutenção das reservas durante a atividade ingerindo carboidratos de 15 em 15 minutos para evitar a hipoglicemia. Essa manutenção deve acontecer preferencialmente pela ingestão de soluções contendo carboidratos e eletrólitos já que com a fadiga muscular também vem à desidratação.

Após o treino recomenda-se a ingestão de carboidratos preferencialmente de alto índice glicêmico por ter rápida absorção sedo que o processo de reposição das reservas de glicogênio é bifásica sendo uma fase rápida nas primeiras 24hs após o esforço, e uma fase lenta que pode durar dias. Essa estratégia pós-treino deve ser associada com a ingestão de proteínas sendo mais eficiente na reposição do glicogênio muscular, pois promove um aumento nos níveis de insulina plasmática maximizando a síntese proteica.

Logo o texto esclarece e desmistifica antigos preconceitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com