TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS CARBOIDRATOS DURANTE UMA ATIVIDADE FÍSICA DE ALTA INTENSIDADE

Tese: A IMPORTÂNCIA DOS CARBOIDRATOS DURANTE UMA ATIVIDADE FÍSICA DE ALTA INTENSIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Tese  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DOS CARBOIDRATOS DURANTE UMA ATIVIDADE FÍSICA DE ALTA INTENSIDADE

Fernando Diego oliveira1, Gilson Ricardo de Melo1, Lílian Ferreira da Rocha1, Maria do Rozário Padilha1, Poliane Gonçalves de Souza1, Mariáurea Matias Sarandy2

INTRODUÇÃO

Nas práticas desportivas a nutrição é um fator de grande relevância, pois o carboidrato torna-se um importante aliado dos atletas os quais gastam muita energia durante os treinos de alta intensidade e competições; dessa forma o carboidrato tem papel fundamental na liberação de energia e funciona como combustível. HARGREAVES (2000) ressalta que os carboidratos são as principais fontes de energia para a maior parte dos esportes competitivos; O fornecimento inadequado deste nutriente para o organismo prejudica o desempenho, pois os músculos armazenam carboidrato em forma de glicogênio, este que é quebrado em glicose pelo hormônio glucagom na falta da mesma no sangue. Sendo assim torna-se indispensável para os atletas uma dieta rica em carboidratos, onde o consumo do mesmo se faça também durante a prática destas atividades.

OBJETIVO

Verificar a importância nutricional dos carboidratos na dieta de atletas de alto rendimento como fonte de energia e seus benefícios para a recuperação energética dos músculos.

1Discentes do curso de Educação Física UNIPAC GV 2 Orientadora, professora do curso de Educação Física UNIPAC GV.

METODOLOGIA

O trabalho foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica de artigos científicos relacionados com atividades físicas e reserva energética.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É relevante ressaltar a importância de uma dieta rica em carboidratos para atletas que desempenham atividades físicas intensas, no qual o corpo exigirá uma reserva de energia maior já que esta é limitada. Desta forma os carboidratos servirão de combustível para o corpo durante tais atividades. Segundo HARGREAVES (2000) uma boa maneira de consumir esses carboidratos é através da ingestão de 600 a 1.200ml de uma bebida para esportistas a cada hora de prática de atividade física. O que apresenta também a vantagem de prevenir a desidratação do corpo.

REFERENCIAS

BORGES, K. S.et al. Efeitos do Consumo Prévio de Carboidratos Sobrea Resposta Glicêmica e Desempenho. Revista Brasileirade Med. Esporte. v. 12, n.4, p. 189-194.Jul\Agos 2006. Disponível em: <http://www.scielo\pdf\rbme\v12n4\05.pdf. Acesso em: 17 de novembro de 2012

HARGREAVES, M. Carboidratos Melhoram o Desempenho. Sports Science Exchange. Gatorade Sports Science Institute , v. 12, n. 4, abr/mai/jun. 2000. Disponível em: http://www.gssi.com.br/. Acesso em 18 de outubro de 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com