TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO O PLÁSTICO AFETA VIDA MARINHA

Por:   •  23/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 12

                                     

                                    COLÉGIO MARISTA JOÃO PAULO II

 DAVI WENTRICK FEIJÓ, JULIA COUTINHO RUAS, LUCCA PAES TRONCOSO

   

                  

                COMO O PLÁSTICO AFETA VIDA MARINHA

 

                                                                         BRASÍLIA

                                                                            2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………………………...3

2. DESENVOLVIMENTO…………………………………………………………………………………….4

     2.1 O que é o plástico………………………………………………………………………………….4

     2.2 Deposição de plástico…………………………………………………………………………...4

     2.3  Consequência nos oceanos…………………………………………………………………..5

     2.4 Microplásticos……………………………………………………………………………………….5

     2.5 Giro do Pacífico Norte …………………………………………………………………………..6

3.  IMAGENS…………………………………………………………………………………………………….6/7

4.  CONCLUSÃO………………………………………………………………………………………………..8

5.  BIBLIOGRAFIAS…………………………………………………………………………………………...9/10

INTRODUÇÃO

Nosso trabalho tem como principal objetivo apresentar, de que maneira o plástico está afetando a vida marinha no mundo atualmente.  

Iremos focar em temas como: quais países produzem mais plástico, as espécies que são mais afetadas por ele, como  esses polímeros são depositados nos oceanos, quais são as soluções encontradas para não causar tantos danos, etc.

Este tema foi escolhido pelo grupo visto que atualmente, é um dos problemas que mais traz risco para a vida marinha onde o consumo de plástico aumentou muito nos últimos anos. E como nós nunca soubemos lidar com isso, acabamos por deixar poluir os oceanos, acumular muitos detritos sem reciclar ou tratar deles destruindo diversas faunas e floras ao redor do mundo. O oceano é uma das mais graves, já que nele diversos países usufruem e acabam por não tomar o devido cuidado.

Existem algumas soluções que são capazes de mudar esse cenário, são medidas que temos que ir tomando ao longos dos anos caso quisermos contornar esse problema. Precisamos fazer com que as pessoas saibam e conheçam formas de lidar com o plástico no futuro para que não volte a acontecer ,uma vez que, as pessoas também não tem muito conhecimento a respeito do assunto.

DESENVOLVIMENTO


2 .1 -  O que é o Plástico:

A partir do século XX e o advento da tecnologia o plástico conseguiu se tornar mais barato e fácil de se produzir, fazendo com que diversos produtos sejam feitos ou embalados com eles. O plástico é um polímero derivado do petróleo, existem diferentes tipos de plásticos, eles variam na extensão e tamanho do polímero. Devido sua grande maleabilidade ele se tornou a matéria-prima de diversos materiais. Em especialmente sacolas e embalagens.

Tipos de plástico: Polietileno tereftalato, ou PET, é um tipo de plástico formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. O plástico PET normalmente compõe frascos e garrafas para uso alimentício/hospitalar, cosméticos, bandejas para micro-ondas, filmes para áudio e vídeo e fibras têxteis. É um material muito utilizado por ser transparente, inquebrável, impermeável e leve. Por ser um termoplástico, o PET é reciclável. A desvantagem é que o PET é feito a partir do petróleo - uma fonte não renovável - e, quando misturado a outros tipos de materiais, como fibras de algodão - no caso das roupas de PET - a sua reciclagem fica inviabilizada.

PVC: O plástico PVC, ou melhor dizendo, policloreto de polivinila, é um tipo de plástico muito encontrado em embalagens para água mineral, óleos comestíveis, maioneses, sucos, perfis para janelas, tubulações de água e esgoto, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, entre outros. Ele é muito utilizado por ser rígido, transparente (se desejável), impermeável, resistente à temperatura e inquebrável.

O PVC é formado por 57% de cloro (derivado do sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo). O PVC está sob o chão ou dentro das paredes, nos carros, telhas, móveis. É impossível pensar a construção de uma casa e a fabricação de diversos outros produtos sem ele e, para grande parte das pessoas, também é inimaginável não só o impacto ambiental do PVC, mas seu impacto à saúde humana. Mas essa possibilidade existe.

2.2 -Reciclagem e acúmulo de plástico:

A reciclagem do plástico é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o plástico ou compramos plástico reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza, poluindo rios, lagos, solo e matas. Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de plástico é a separação e coleta seletiva do Plástico. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de plástico. Esta é uma atitude extremamente positiva e ecologicamente correta. Exemplos de plásticos recicláveis: Garrafas PET, potes plásticos diversos, tampas de embalagens, sacos plásticos diversos, canos de PVC, componentes plásticos usados em eletrodomésticos, engradados de bebida, para-choques de carros, copos descartáveis, plásticos de brinquedos, peças plásticas de automóveis, embalagens de produtos de limpeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (413.8 Kb)   docx (936.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com