TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE

Trabalho Universitário: CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  1.150 Visualizações

Página 1 de 3

Administração pública é todo o sistema de governo, todo o conjunto de ideias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana, que determinam: como distribuir e se exerce a autoridade política; b) como seatendem os interesses públicos. Assim pode ser entendida como a estrutura do poder executivo, que tem a missão de implementar e coordenar as políticas públicas visando o interesse coletivo (MATIAS, 2010). Com base no Art. 37 da Constituição Federal, cinco princípios são responsáveis por ditar as regras, o que o administrador publico pode ou não fazer, são eles Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Dentre suas responsabilidades está executar e concretizar todas as atividades consideradas de interesse comum (público) de uma organização estatal. WHITE (1950) a respeito disso define como todas as operações que têm por propósito a realização ou o cumprimento dos desígnios públicos.

MARQUES E MIRSHAWKA (1993) menciona que a administração pública não pode vencer por si mesma os vícios que historicamente a corrompem.

Em (1988) foi proposto avanços através da Constituição de 1988, quando o Estado vivia uma crise geral.

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. (CRFB, 1988)

As transformações estruturas administrativas vão surgindo com as novas propostas sociopolíticas que se adaptam ao dinamismo social. Essas tendências históricas são reafirmadas através de uma administração democrática, ou seja,uma gestão participativa por essência, voltada para seus clientes (o público a que serve).

Este projeto busca analisar e verificar a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas públicas aos seus usuários, tendo como base para o seu desenvolvimento a Norma Técnica Brasileira para Qualidade, conhecida como ISO 9001 e o Programa de

Qualidade total.

Quando problematizamos qualidade a primeiro fator que surgi no nosso pensamento é a garantia de um ótimo atendimento, ou seja, excelência no que se faz. Porém seu conceito é clássico desta época da produção artesanal, onde já ocorria distinção entre produtos de alta e baixa qualidade. Na Revolução Industrial (Séc. XVIII) qualidade esta associada ao controle de produtos acabados. Na visão contemporânea qualidade abrange todas as áreas, obteve importância a partir 1960, com o conceito de qualidade total. Sistema de administração visando a obter qualidade em todas as áreas de atuação(CHIAVENATO, 2003).

Qualidade é “propriedades ou características de um produto ou serviço relacionadas à sua capacidade de satisfazer as necessidades explicitas ou implícitas dos que o utilizam”.

A qualidade surgiu em meados dos anos de 1970/80. Quando o mundo vivia um período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com