TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRITÉRIOS DEMOGRÁFICOS

Seminário: CRITÉRIOS DEMOGRÁFICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Seminário  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 8

CRITÉRIOS DEMOGRÁFICOS

Mercado

Para manter a liderança em um mercado cada vez mais competitivo, a Nestlé é a empresa que mais investe em marketing, nesta categoria, além de estar constantemente inovando e renovando seus produtos, busca oferecer um completo completo leque de opções ao consumidor.

Público – alvo

A Nestlé Brasil, além de produtos para Alimentação e Nutrição humana, produz alimentos para animais de estimação. Ela atua em doze segmentos de mercado, que são: Leites, Cafés, Culinários, Achocolatados, Cereais, Biscoitos, Nutrição, Chocolates, Refrigerados, Sorvetes, FoodServices e PetCare.

Sendo assim, a marca não possui um único público-alvo. Com suas diversas segmentações, cada produto busca atingir um tipo de público diferente. Assim, optamos citar como exemplo um dos carros chefe da marca: o leite moça.

O direcionamento do produto é o público feminino, composto principalmente pelas donas de casa que preparam doces e sobremesas para a família.

Pesquisa

Além das pesquisas de imagem da marca, a área de Marketing da Nestlé recorre a uma pesquisa anual para avaliar os hábitos, o perfil do consumidor e a frequência de consumo de seus produtos. Outra pesquisa mede mensalmente o índice de penetração do produto nos lares. E um terceiro estudo, realizado a cada bimestre, afere a participação da Nestlé no mercado. O índice de recordação das campanhas que chegam à mídia e seu impacto são avaliados pelo Day After Recall Test (DART).

Imagem

A Nestlé é uma das marcas mais queridas e confiadas pelo consumidor, não só por sua tradição, qualidade e confiança como sua associação com os momentos felizes ligados à infância, família, festas de aniversário e muitas outras ocasiões prazerosas e marcantes.

TIPOLOGIA POR TRAÇOS PSICOGRÁFICOS

As pesquisas demográficas não são suficientes para conhecer um estilo de consumidor. Muitas vezes é necessário entender sua personalidade, suas atitudes e seu modo de pensar. Colocando esse pensamento em prática, a Nestlé traz uma longa história de tradição e inovação durante os seus quase 150 anos. Com o passar do tempo à marca procurou aproximar cada vez mais os seus produtos ao consumidor. Podemos citar como exemplo o “leite moça” que foi um dos principais responsáveis pela inserção da marca no mercado brasileiro. No passado, a empresa suíça ousou ao mudar o nome original do produto “Milkmaid” para “O Leite da Moça” simplesmente para deixar a pronúncia mais fácil para os brasileiros, que na época assimilavam o produto apenas pelo fato da embalagem possuir uma moça em seu rótulo.

E é com toda essa estratégia e carinho com o consumidor que a Nestlé utilizou e continua utilizando um dos traços psicográficos de maior sucesso no ramo alimentício: o emocional.

Com o exemplo citado, a embalagem traz a figura de uma mulher, o que remete ao consumidor uma figura mais afetiva e mais semelhante com o público final: as donas de casa e os confeiteiros. Usando dessa figura afetiva ao longo dos anos, o consumidor acostumou-se a comprar o Leite Moça e não o leite condensado convencional. Não que o sabor do leite condensado Moça seja superior às demais opções no mercado, mas com o passar dos anos nos acostumamos a ir ao mercado e comprar o Leite Moça para a figura materna de casa fazer um bolo, um pudim, entre outras receitas. Temos em nossa mente o produto como a primeira opção de compra, entregamos a Nestlé a nossa infância e todos os sabores que ela traz todos os aniversários realizados e todas as emoções vividas. O consumidor que compra o leite condensado Moça tem a total certeza de um produto de qualidade, o que hoje 59% dos brasileiros consideram como o ato mais importante antes da compra, segundo a pesquisa ”Brasil FoodTrends 2020”, realizada pelo IBOPE. Além de tudo, ele possui a tradição das receitas de família em mãos e também pode trazer o sabor das suas melhores recordações para os seus entes no presente.

ESTILO DE VIDA

Soma de questões psicográficas e rotina do consumidor:

A Nestlé se consolidou no mercado pela qualidade de seus produtos e foi adquirindo a confiança de seus consumidores ao longo dos anos. Sabendo disso, a marca faz proveito de tradições que são passadas de geração a geração para se manter viva no mercado. Além disso, a Nestlé procura sempre inovar seus produtos conforme a rotina e necessidade do consumidor, criando embalagens novas, novos sabores e novos produtos. A marca possui produtos diversificados que podem ser consumidos por toda família, valorizam sempre a tradição e a força da marca, mesmo sendo líder absoluto no mercado, a Nestlé investe fortemente e constantemente na sua marca, destacando seus principais valores: carinho, amor materno e nutrição. Desta forma, a marca se mantém presente na mente de seu consumidor não só pela qualidade, mas também pelo fato de estar presente no consciente e no subconsciente do consumidor.

O consumo demonstra seu estilo de vida:

A Nestlé atende a um mercado-alvo desde recém-nascidos a idosos, de todas as classes sociais. O que diferencia o estilo de vida de seus consumidores é apenas a frequência com que se consomem produtos da marca. Para pessoas com a renda mais baixa, a questão da qualidade está mais associada a festas, eventos e etc. e não ao cotidiano. Para o público com melhor poder aquisitivo o consumo passa a ser diário, o que não faz com que a marca deixe de investir em todos os tipos de consumidores. Os preços de seus produtos são acessíveis, uma das preocupações da Nestlé para com seus clientes é a distribuição eficaz de seus produtos.

CICLO DE VIDA DO PRODUTO

A empresa é uma das que mais investe em marketing em todo o Brasil, e desde que se inseriu no mercado procura analisar e adaptar seus produtos as necessidades e desejos de seus consumidores. Buscando cada vez mais confiança e a preferência no mercado, procura estar sempre acompanhando e antecipando a tendências, de forma a criar e responder a demanda pelos seus produtos. A empresa se compromete com o conceito de melhorias contínuas nas suas atividades, um bom exemplo disso é a história do “leite moça” dentro do país.

Quando chegou ao Brasil a Nestlé trouxe o “Milkmaid”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com