TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRUZAMENTO DE DROSOPHILAS MELANOGÁSTER WHITE X VESTIGIAL

Por:   •  13/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.568 Palavras (11 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ADVENTISTA DE SÃO PAULO

CAIO BORGES

CAMILA PEREIRA

CAMILA PILATTI

JHULYENE LOPES

JÚLIA CHAVES

PROJETO INTERGRADOR

CRUZAMENTO DE DROSOPHILAS MELANOGASTER

WHITE X VESTIGIAL

SÃO PAULO

2017

Introdução

Analisar e acompanhar o cruzamento e desenvolvimento das linhagens de Drosophilasmelanogaster vem sendo de grande importância para estudos de pesquisadores no campo da genética clássica, tambémcomo trabalhos didáticos para universitários integrando as matérias de Genética Clássica Zoologia de Invertebrados, Bioquímica e Bioestatística.

Vale ressaltar que a genética mendeliana, herança mendeliana ou mendelismo é um conjunto de princípios relacionados à transmissão hereditária das características de um organismo a seus filhos. Forma a base principal da genética clássica. Originou-se dos trabalhos de Gregor Mendel publicados em 1865 e 1866, os quais foram considerados controversos inicialmente, e redescobertos em 1900. Somente quando incorporada à teoria do cromossomo de Thomas Hunt Morgan em 1915, a genética mendeliana se tornou a essência da genética clássica.

As Drosophilasmelanogaster foram utilizadas pela primeira vez para pesquisas em genética por Thomas H. Morgan.Elas são até hoje usadas livremente no mundo todo para este fim. Ela é um excelente modelo biológico para realizar análise genética (GOMES, 2001).

        A Drosophilamelanogaster é uma espécie de inseto díptero do filo Arthropoda. Ela é conhecida popularmente como mosca da fruta, mas deixou de ter esse nome com o tempo, pelo grande prejuízo que começou a causar em lavouras. Esses insetos têm um curto ciclo de vida diploide, após eclodir de um ovo, a mosca desenvolve-se em vários estágios larvares e um estágio de pupa antes de virar adulto, que logo se torna sexualmente maduro. O sexo é determinado pelos cromossomos sexuais X e Y (XX para a fêmea, XY para o macho), embora, em contraste com os humanos o número de X em relação ao número de autossomos é que determina o sexo. Quando cruzado indivíduos de diferentes características bastante evidentes como cor do olho ou tipo de asa é possível determinar no final dos cruzamentos quantos genes estão envolvidos, quais os alelos dominantes e os recessivos e se o padrão de herança está, ou não, ligado ao sexo.

       Neste trabalho foram usadas para o cruzamento duas linhagens diferentes de Drosophilas. A do sexo masculino usamos a linhagem White onde a característica principal é olhos brancos, e do sexo feminino foi a Vestigial com principal característica asa atrofiada, conforme seguiu-se com o cruzamento a primeira linhagem (F1) deu origem a uma linhagem de Drosophilas Selvagens, não apresentando características da White e da Vestigial, e por último na segunda linhagem (F2) apresentou-se Drosophilas de característica selvagem, White, vestigial e vestigial/White.

    Teve-se que obter um cuidado especial com o clima e ambiente e para isso foi feito um preparo de um meio de cultura e adequação do clima. A temperatura ambiente ficou entre 18ºC-25°C e a exigência de uma boa preparação para o meio de cultura será dito conforme o relatório a seguir.

 Alguns problemas foram enfrentados por motivos climáticos; uma diminuição de temperatura pode ocasionar dificuldades na reprodução das Drosophilas. Mas por fim obtemos bons resultados e um aprendizado mais aprofundado sobre as matérias abordadas nesta pesquisa realizada.

OBJETIVO

O Projeto tem como objetivo realizar estudo genético compreendendo o conceito de fenótipo e genótipo com linhagens de Drosophilasmelanogaster, assim como realizar e analisar o cruzamento das linhagens de Drosophilas White e Vestigial, fazendo coleta de dados e formular hipóteses com verificação estatística para explicar padrões de caracteres hereditários e observar também o ciclo de vida, características morfológicas e nutricionais.  

OBSERVAÇÕES SOBRE A DROSOPHILA MELANOGASTER

Cassificação completa Drosophilamelanogaster.

Classificação científica

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Diptera

Subordem: Brachycera

Família: Drosophilidae

Género: Drosophila

Espécie: D.melanogaster

Características da Drosófila que a tornam uma espécie ideal para uso em pesquisas:
A mosca da fruta,
Drosophilamelanogaster, é muito utilizada como modelo para a investigação de diversos processos de pesquisas graças a alguns fatores como:

  • Curto ciclo de vida,
  • Dimensões reduzidas,
  • Prole numerosa,
  • Pequeno número cromossômico,
  • Dimorfismo sexual e
  • Grande facilidade de manutenção.

Ficando muito fácil de cultivar e de ser estudada.

Em relação ao tipo de metamorfose, os insetos podem ser colocados em três grupos:

  • Ametábolos (sem metamorfose)
  • Hemimetábolos (metamorfose incompleta)
  • Holometábolos (metamorfose completa)

Diferenças entre eles:

  • Ametábolos o animal nasce já com uma formação completa, todo desenvolvido, mas em tamanho jovem, posteriormente irá aumentar seu tamanho e tornar-se adulto.
  • Hemimetábolos, nascem do ovo, e ficam em uma fase de ninfa, antes de se tornarem adultos.
  • Holometábolos, nascem do ovo, passam por um estágio larval, onde em seguida ficam um uma fase de pupa, para finalmente romperem a pupa e tornando – se adultas.

Em qual dos grupos a Drosófila está e as fases pelas quais ela passa durante a sua metamorfose:

ADrosófila se encontra no grupo dos Holometábolos. Após o cruzamento surgem os primeiros indícios de uma prole, com as larvinhas eclodindo e se alimentando, logo após isso, formam as crisálidas e após poucos dias surgem os adultos de Drosófilas.

Ovo e Larva da Drosófila:

O primeiro estado de desenvolvimento do ciclo (ovo) apresenta diversas características, o ovo pode medir de 0.5 mm a 1mm e é branco. Apresenta um invólucro fortecom dois apêndices delgados (suspensores) na extremidade anterior. As divisões mitóticas que ocorrem ao longo desta fase originam um sincício, onde os núcleos compartilham um mesmo citoplasma, estes dividem-se sincronizadamente de 10 em 10minutos. Outra característica é a celularização que ocorre 150 minutos depois dafecundação. O estado larvar inicia-se quando ocorre a eclosão do ovo (ao final de um dia) e dele sai uma larva de cor branca e que apresenta mandíbulas negras e um par de espiráculos com função traqueal em cada extremidade. 1ª forma larval, do tipo limaciforme, que, ao fim de um dia, muda de cutícula e muda para o 2º estágio larval. Depois de mais a larva muda novamente de cutícula e vai para o 3º estágio larval que aumenta significativamente de tamanho ao longo de três dias. Nesta altura, a larva deixa de escavar galerias no meio de cultura e tem tendência a fugir da humidade, deslocando-se para zonas mais secas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (528.2 Kb)   docx (366.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com