TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calliphoridae de importância forense

Por:   •  18/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 8

Formação de um banco de dados sobre Calliphoridae (INSECTA: DIPTERA) de importância forense no estado Amapá


4 – RESUMO

A entomologia médico-criminal é o ramo da entomologia forense que estuda os insetos e outros artrópodes que estão associados principalmente com crimes contra a vida e violações como negligência, maus-tratos e tráfico de drogas. Tem como uma de suas principais aplicações a estimativa do intervalo pós-morte (IPM), o local e, quando possível, a causa da morte ligando a atividade de determinados insetos com a decomposição cadavérica, por meio do conhecimento da taxonomia, biologia e sucessão da fauna cadavérica. Por isso o levantamento da fauna necrófila, específica de cada bioma é tão importante e deve ser realizada regionalmente e localmente. Primeiramente para disponibilizar dados taxonômicos e biológicos e, segundamente com a finalidade de promover experimentos que viriam a sanar possíveis deficiências nessas áreas futuramente. A ordem Díptera é a pioneira, dentre os insetos, a colonizar um cadáver e desempenha um importante papel no processo de decomposição, sendo fundamental a realização de estudos relacionados a essa ordem. Dentre os dípteros, a Callipholidae é uma das mais frequentes e abundantes famílias a colonizar um cadáver, utilizando o cadáver como fonte de nutriente para si e sua prole. Este estudo visa alistar as espécies de califorídeos de interesse médico-legal para a Estimativa Pós-morte(IPM) em nosso país, especialmente para o estado do Amapá, considerando que em cada região e em temperaturas diferentes os insetos podem adquirir características diferentes. A Medicina Legal abrange grandes proporções, pois é desempenhada a favor das necessidades de ordem pública e social, através da obtenção de resultados mais precisos quando aplicada à justiça. O presente trabalho apresentará uma história do desenvolvimento e crescimento da Entomologia Forense e como os insetos da ordem díptera podem ser um grande aliado da lei, deixando claro que é um grande campo a ser pesquisado e desenvolvido, considerando a escassez de trabalhos publicados neste âmbito, uma vez que se torna uma importante ferramenta nas investigações médico-criminais.

 


5- INTRODUÇÃO

Os artrópodes constituem o maior filo do reino animal, onde está inserida a classe Insecta, sendo esta a mais abundante e diversa. Os insetos tem ampla distribuição, e podem ser encontrados em quase todos os ambientes, com exceção dos polos. Essa distribuição foi possível graças ao seu poder de voo e por sua natureza adaptativa (HICKMAN; ROBERT; LARSON; 2004).

O ciclo de vida dos insetos, em geral, é curto, se comparado ao de outros animais. Começa quando a fêmea deposita seus ovos (oviparidade) em locais com condições favoráveis ao desenvolvimento das larvas, porém, algumas permanecem dentro do corpo das fêmeas (viviparidade). A ovoviviparidade é quando o desenvolvimento do embrião ocorre no ovo, eclodindo dentro da fêmea (OLIVEIRA-COSTA, 2011).

Entende-se como entomologia forense o estudo sobre as interações ecológicas dos insetos e suas interferências na decomposição de cadáveres, utilizado para ajudar a polícia científica na elucidação de crimes, auxiliando na estimativa do IPM, e até na identificação de retirada do cadáver do local original em que ocorreu a morte (OLIVEIRA-COSTA, 2011).

Lord e Stevenson (1986) subdividiram essa ciência em três áreas principais, sendo entomologia urbana (estudando as interações dos insetos em ambiente urbano), de produtos estocados (estudando as relações dos insetos e a infestação de produtos estocados ou armazenados) e a Médico-Legal (estudando os insetos que vão ajudar na elucidação de crimes).

A entomologia forense vem ganhando destaque nestes últimos anos, porém, não é tão recente. No mundo todo, biólogos, peritos e interessados desenvolveram e, ainda estão desenvolvendo, importantíssimos trabalhos relacionados a ela. Elaborando experimentos que descrevem diversas situações distintas em que se pode encontrar um cadáver (OLIVEIRA-COSTA, 2011).

Segundo Benecke (2001), o primeiro caso em que foi utilizada a entomologia como ferramenta para elucidação de um crime foi relatado no Século XIII, no manual de Medicina-Legal Chinês, onde após um lavrador ser degolado, todos os suspeitos foram obrigados a colocar suas foices no chão, sendo descoberto o assassino por conta das moscas estarem sobrevoando apenas a sua foice.

Assassinatos são tão antigos quanto o próprio tempo, assim como a busca para encontrar os assassinos. Em todos os casos de assassinatos a pergunta é: há quanto tempo a pessoa está morta? E essa é uma pergunta difícil de responder. Mas quando a investigação encontra a ciência novas ferramentas forenses nascem. Assim, a entomologia Forense vem ser a área da ciência na qual os insetos se tornam vestígios imprescindíveis para a investigação criminal. Esta ciência forense pode ser desagregada em três grandes áreas: a urbana e a médico-legal. Sendo esta última área, a que se revela extraordinariamente importante na investigação criminal, podendo-se assim, apurar onde o crime ocorreu, através da informação da fauna na região encontrada; o autor do crime, comparando insetos ou fragmentos descobertos no suspeito e vítima ou no suspeito e local do crime.

As pessoas estudam insetos a centenas de anos. Usar larvas como um calendário confiável é um precedente legal. Os insetos podem auxiliar na investigação de um crime proporcionando a estimativa do intervalo postmortem (IPM), apoiando-se no tempo em que o inseto leva para se desenvolver de ovo ou larva até ao estágio no qual ele foi encontrado no cadáver. A família Calliphoridae (varejeiras), são os insetos mais valiosos para a entomologia forense, pois são geralmente os primeiros a colonizar um corpo após a morte, muitas vezes num espaço de horas. Por conseguinte, a idade das varejeiras mais velhas estabelece a prova mais precisa do IPM. A colonização de cadáveres humanos por varejeiras é um resultado natural do papel das moscas como decompositores primários, estando as mesmas bem adaptadas para detectar e localizar as fontes de odores de putrefação, encontrando assim, rapidamente os cadáveres.

As espécies de insetos e o seu padrão de colonização de cadáveres alteram de acordo com diversas causas, sendo uma das mais relevantes a região geográfica ou zona biogeoclimática.

Apesar da aplicação da Entomologia Forense ainda não ser largamente empregada pelas autoridades policiais em todo o Brasil, ela vem crescendo satisfatoriamente, devido a sua eficácia, tanto na investigação de mortes por homicídio ou suicídio, como assassinato efetuado com determinado instrumento e mortes ocasionadas pela ingestão de drogas e/ou outras substâncias tóxicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (215 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com