TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EXAME DE DNA NA PRATICA FORENSE

Casos: O EXAME DE DNA NA PRATICA FORENSE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2013  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 6

O EXAME DE DNA NA PRATICA FORENSE

KLEBER VIEIRA

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Ciências Biológicas/Licenciatura (BID 0146)- Genética

25/06/13

RESUMO

Luvas, câmera fotográfica digital, prancheta na mão. Assim entra em cena o profissional que está em todo local de crime: o perito criminal. A chegada do perito era para acontecer após isolada a área em que o fato aconteceu, embora esta prática não seja ainda respeitada, A necessidade da preservação e isolamento do local se dá especialmente para que o trabalho da Perícia resulte na coleta de provas que possam ajudar nas investigações. Pegadas, manchas de sangue, fios de cabelo, roupas, feridas e marcas na vítima.

Palavras Chave: Perito Criminal; Investigações; Pericia.

1 INTRODUÇAO

Os exames de DNA são realmente fantásticos mas como os custos em um laboratório de DNA são muito caros, primeiro são eliminadas todas as outras possibilidades de identificação: Arcada Dentaria, por meio de Digital. Quando esgotados todos os meios mais baratos ai se parti para o laboratório de DNA que vai analisar amostras de sangue, tecidos moles, e em ultimo caso dentes e ossos. Os custos são muito altos, realmente. Um kit (caixinha com material para 400 reações) para identificação humana custa R$ 10 mil. Mas os especialistas não utilizam uma única reação para cada caso. Utilizamos, em média, cinco reações para um mesmo material. Às vezes o material coletado está muito degradado, necessita de mais trabalho para ser identificado. Mas procuramos otimizar os kits, fazendo-os render ao máximo, explica Tereza. Já para um exame de paternidade simples, o custo gira em torno de R$ 800,00 para o Estado. O laboratório também entra em cena para examinar material proveniente de algum cadáver que está sendo exumado. Atuam, ainda, se necessário, em casos de seqüestro. Manchas de sangue em uma parede ou em uma roupa também podem ser objeto de análise.

2 COLETAS DE PROVAS

Luvas, câmera fotográfica digital, prancheta na mão. Assim entra em cena o profissional que está em todo local de crime: o perito criminal. A chegada do perito era para acontecer após isolada a área em que o fato aconteceu, embora esta prática não seja ainda respeitada, a necessidade de preservação e isolamento do local se da especificamente para o trabalho da pericia que resulte na coleta de provas que possam ajudar nas investigações, pegadas, manchas de sangue, feridas marcas e manchas de sangue na vitima tudo isso faz parte do que o perito procura que posteriormente será analisado no laboratório de pericia.

3 VIOLAÇÃO

A chamada cena do crime costuma contar com detalhes a história do que aconteceu ali. Para os observadores profissionais, toda a dinâmica de um assassinato, por exemplo, pode vir à tona apenas com os detalhes e pistas deixados pelo criminoso. O corpo, as pegadas, marcas de pneus, a posição em que a arma foi encontrada, a roupa. Tudo isto junto forma uma rede de informações fundamentais à investigação policial. Ocorre, muitas vezes, de quando o policial chega ao local já encontra a cena violada. Uma pessoa da comunidade, por desconhecimento, mexeu no bolso da vítima, pisou numa mancha de sangue. Tudo isto já caracteriza a violação, que é a modificação do estado natural de qualquer coisa

4 REALIDADE

Em salas que em nada lembram os cenários do CSI (Crime Scene Investigation), série campeã de audiência nos Estados Unidos sobre os bastidores do trabalho de peritos criminais, funciona o Instituto de Criminalística do Ceará. Para atender a todo o Estado, existem apenas 170 peritos criminais, alguns já em processo de aposentadoria. São dois por plantão, que chegam a atender de 12 a 13 casos em 24 horas .Por essa razão e ainda levando em conta os problemas estruturais e de deslocamento da pra se imaginar que a perícia brasileira e bem diferente das que passam na TV porque os seriados Glamourizam a profissão de perito que mostra um trabalho perfeito e respostas imediatas diante da utilização das técnicas sofisticadas da policia cientifica esse tipo de programa tem um lado bom e outro não por um lado mostra e valoriza o trabalho do perito mas por outro lado coloca sempre em xeque diante da perfeição mostrada na TV.

5 TESTES DE PATERNIDADE POR EXAME DE DNA

A análise em DNA é o meio mais preciso disponível atualmente para determinação de paternidades ou maternidades duvidosas. O DNA é considerado o tijolo de construção genético da vida. É a extrema variabilidade em nível de DNA que supera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com