TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carboidratos

Tese: Carboidratos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Tese  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 5

Carboidratos

O que são?

Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios ou açúcares, e eles são a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presente em diversos tipos de alimento. Com exceção do mel, todos os carboidratos são de origem vegetal, como os cereais (arroz, trigo, aveia etc.), as raízes e tubérculos (batata, aipim, cenoura, beterraba etc.), as leguminosas (feijão, ervilha, soja etc.), as frutas (banana, manga, maçã etc.) entre tantos outros.

Além de servir como fonte de energia, os carboidratos também têm função estrutural, pois participam da formação de algumas estruturas dos seres vivos, como a celulose e a quitina. Além disso, os carboidratos participam da estrutura tanto do DNA quanto do RNA.

Os carboidratos podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Os monossacarídeos são açúcares muito simples, e seus principais representantes são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel) e a galactose (presente no leite). Os monossacarídeos são solúveis em água.

Os dissacarídeos são formados pela união de dois monossacarídeos, e seus representantes mais conhecidos são a sacarose e a lactose. Os dissacarídeos são solúveis em água.

• Sacarose: formado por uma molécula de glicose e uma molécula de frutose. A sacarose é o açúcar que consumimos em casa, que usamos em nosso café, sucos, doces etc. Esse carboidrato pode ser encontrado principalmente na cana-de-açúcar e na beterraba.

• Lactose: formado por uma molécula de glicose e uma molécula de galactose. É o açúcar encontrado no leite, e é a principal fonte de energia para o bebê durante a amamentação.

Os polissacarídeos são formados pela união de centenas, e até mesmo milhares, de monossacarídeos e não são solúveis em água. Os exemplos mais conhecidos de polissacarídeos são:

• Amido: principal fonte de energia em nossa alimentação. As plantas utilizam o amido como reserva de energia, e por isso podemos encontrá-lo no interior de caules, mas principalmente nas raízes, tubérculos e sementes.

• Celulose: a celulose é o principal componente da parede celular dos vegetais.

• Quitina: principal constituinte do exoesqueleto (esqueleto externo) dos artrópodes, como os insetos, aracnídeos, crustáceos etc.

Função dos Carboidratos

1- Armazenamento energético – o amido e o glicogênio são os carboidratos responsáveis pelo armazenamento de energia dos animais e vegetais.

2- Produção de energia – os carboidratos são as principais fontes de energia.

3- Estruturais – todos os componentes celulares são formados por um carboidrato, e eles formam bases necessárias para a estruturação das célula.

A Importância dos Carboidratos na Alimentação

Por que consumir Carboidratos?

Os Carboidratos são a nossa principal fonte de energia. Seu consumo é vital para a nossa existência. Os Carboidratos desempenham diversas funções em nosso organismo, as principais são a nutrição e o fornecimento de energia. O organismo irá usar todos os artifícios para manter as células alimentadas, pois o suprimento de glicose não pode parar.

Qual a primeira coisa que todos pensam quando querem emagrecer? Cortar os Carboidratos da dieta. Errado!

Com a diminuição de Carboidratos na alimentação, o organismo passa a usar as proteínas para produzir energia, causando perda da massa muscular. A ingestão correta de carboidrato previne o uso da proteína muscular para fonte de energia.

Todos os Carboidratos devem ser consumidos de forma eficaz, ou seja, por meio de alimentos ricos em amido e associados às fibras como, por exemplo, o pão integral. Para quem pratica atividade física regularmente o carboidrato é o nutriente mais importante na alimentação. Isso porque ele irá fornecer energia necessária durante a atividade e também terá um papel fundamental no período de recuperação pós-treino.

Um porte adequado de carboidratos na alimentação melhora o desempenho durante o exercício, enquanto uma inadequada ingestão desse nutriente pode causar cansaço e fadiga. Isso porque os estoques desse nutriente no nosso organismo são bastante limitados, ao contrário dos estoques de gordura.

Quanto Carboidrato devemos consumir?

É recomendado seguir uma alimentação que forneça pelo menos 50 % do seu total calórico em carboidrato. Porém, para quem pratica atividade física essa quantidade deve ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com