TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carboidratos Suas estruturas e funções

Tese: Carboidratos Suas estruturas e funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

CARBOIDRATOS

Suas estruturas e funções

Monossacarídeos: Eles representam as unidades básicas dos carboidratos recebendo denominação de carboidratos simples. São aldeídos ou cetonas formados por um ou mais grupos de OH na molécula. Onde este grupo é subdividido em três moléculas: Glicose, frutose e a galactose.

Glicose:

É o principal monossacarídeo, onde serve como base para formatação de todos os carboidratos (dissacarídeos e polissacarídeos). Ela tem papel central no organismo, pois após ser absorvida pelas células pode ser transformada em energia-ATP, ou ser armazenada na forma de glicogênio muscular ou hepático. Também é a principal fonte de energia para o sistema nervoso central.

Sua estrutura química:

Frutose:

Este é conhecido como o açúcar das frutas, porém além de estar presente nas frutas também o encontramos no mel. Ele é o açúcar com maior poder edulcorante dos monossacarídeos. Ele apresenta um importante papel energético para o fígado, sendo metabolizado ou convertido em glicose por este órgão.

Sua estrutura química:

Galactose:

É o açúcar do leite- resultado da hidrólise da lactose. Ele também é fonte de energia, convertida em glicose pelo fígado. É um isômero da glicose; apenas muda o posicionamento do radical hidroxilo e do átomo de hidrogênio no seu carbono.

Sua estrutura química:

Dissacarídeos:

Formados pela condensação de dois monossacarídeos. Tendo estrutura química composta quase sempre por uma molécula de glicose como base. Esses açúcares estão presentes em três formas distintas: a sacarose, a lactose e a maltose.

Sacarose:

É formado pela condensação de uma molécula de glicose com uma molécula de frutose. Estes são encontrados no açúcar da beterraba, cana de açúcar, mel e no açúcar mascavo. O corpo humano não consegue absorver diretamente a sacarose, assim ela deve sofrer reação enzimática; sendo hidrolisada formando dois monossacarídeos.

Sua estrutura química:

Lactose: Conhecido como o açúcar do leite, o qual é formado por uma molécula de glicose e outra de galactose. É o menos doce dos dissacarídeos.

Sua estrutura química:

Maltose: Conhecido como o açúcar do malte o qual é resultante da quebra do amido em duas moléculas de glicose.

Sua estrutura química:

Polissacarídeos:

Conhecido como polissacarídeo ou carboidratos complexos possuem milhares de moléculas de monossacarídeos unidas em sua estrutura. Têm duas denominações: os polissacarídeos vegetais (amido e fibras) e polissacarídeos animais (glicogênio).

Amido:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com