TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Função Dos Carboidratos

Artigo: Estrutura E Função Dos Carboidratos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  2.328 Palavras (10 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Os monossacarídeos que contem um grupo aldeído são denominados aldoses, e aqueles com um grupo cetona são chamados cetoses. Os dissacarídeos, os oligossacarídeos e os polissacarídeos consistem em monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas. Compostos com a mesma formula química são chamados isômeros. Se dois monossacarídeos isômeros diferem na configuração em torno de um determinado átomo de carbono, eles são definidos como epímeros um do outro, Se um par de glicideos são imagens especulares um do outro, os dois membros do par são designados como D- e L- açucares. Quando um glicideo cicliza, é criado um carbono anomero a partir do grupo aldeído de uma aldose ou do grupo cetona de uma Cetose. Esse carbono pode ter duas configurações α ou β, Se o oxigênio do carbono anomero não estiver ligado a qualquer outra estrutura, esse glicideo é um glicideo redutor. Um glicideo com seu carbono anomero ligado a outra estrutura é chamado um resíduo glicosil. Glicideos podem ligar-se a grupos –NH2 ou –OH produzindo N- ou O-glicideos. A α-amilase salivar atua sobre o amido da dieta produzindo oligossacarídeos. A α- amilase pancreática continua o processo de digestão do amido. O processo final ocorre no epitélio mucoso do intestino delgado. Varias dissacaridases produzem monossacarídeos. Essas enzimas são secretadas pelas células da mucosa intestinal e permanecem associadas com o lado luminal da membrana em forma de escova. A absorção dos monossacarídeos requer transportadores específicos. Se a degradação do carboidrato é deficiente, os carboidratos não digeridos irão passar para o intestino grosso, onde podem causar diarréia osmótica. A Ferramenta bacteriana desses compostos produz grande volume de CO2 e gás H2 causando cólicas abdominais, diarréia e flatulência. A intolerância a lactose, causada pela deficiência ou ausência da lactose, é, sem duvida, a mais comum dessas deficiências.

Estrutura e Função dos Carboidratos

Visão Geral

Os carboidratos são as moléculas orgânicas mais abundantes na natureza. Eles possuem uma grande variedade de funções, as quais incluem o fornecimento de uma fração significativa da energia na dieta da maioria dos organismos e a atuação como uma forma de armazenamento de energia no corpo e como componentes da membrana celular, mediando algumas formas de comunicação intracelular. Os carboidratos também servem como componentes estruturais de muitos organismos, incluindo a parede celular de bactérias, o exoesqueleto de muitos insetos e as fibras de celulose das plantas. A formula empírica para muitos dos carboidratos mais simples é ( CH2O) daí o nome Hidrato de Carbono.

Monossacarídeos

São os carboidratos mais simples, dos quais derivam todas as outras classes.

Quimicamente è São polihidroxialdeídos (ou aldoses) - ou polihidroxicetonas (ou cetoses), sendo os mais simples monossacarídeos compostos com no mínimo 3 carbonos:

O Gliceraldeído e Dihidroxicetona

Os monossacarídeos podem ser classificados de acordo com o numero de átomos de carbono que contem. Exemplos de alguns monossacarídeos comumente encontrados em humanos estão listados abaixo:

Nomes genéricos Exemplos

3 Carbonos: Trioses Gliceraldeído

4 Carbonos: Tetroses Eritrose

5 Carbonos: pentoses Ribose

6 Carbonos: Hexoses Glicose

7 Carbonos: Heptoses Sedoeptulose

9 Carbonos: Nonoses Ácido Neuraminico

Os carboidratos com um aldeído como seu grupo funcional mais oxidado são denominados aldoses, enquanto aqueles com grupo cetona como seu grupo funcional mais oxidado são chamados cetoses.

Por exemplo, o gliceraldeído é uma aldose, enquanto a diidroxiacetona é uma Cetose. Os carboidratos que apresentam um grupo carbonila livre recebem o sufixo “ose”. Os monossacarídeos podem ligar-se por ligação glicosídicas, criando estruturas maiores.

Os monossacarídeos podem ligar-se por ligação glicossidicas, criando estruturas maiores.

Isomeria

Os compostos que contêm a mesma formula química, mas estrutura diferentes, são denominados isômeros. Por exemplo, frutose, glicose, manose e galactose são todos isômeros um do outro, ou seja apresentam a mesma fórmula química, C6H12O6 . Se dois monossacarídeos diferem na sua configuração ao redor de apenas um determinado átomo de carbono , eles são definidos como epímeros um do outro. Por exemplo, a glicose e a galactose são epímeros em C-4 suas estruturas diferem somente na posição do grupo -OH no átomo de carbono 4. A glicose e a manose são epímeros em C-2. A glicose e a manose entretanto NÃO são epímeros – eles diferem na posição do grupo –OH em dois átomos de carbono (2 e 4) e são, portanto, definidos somente como isômeros.

Enantômeros

Um tipo especial de isomeria é observado em pares de estruturas que são imagens uma da outra no espelho. Essas imagens especulares são denominadas anantiômeros, e os dois mebros do par são designados como D- e L- açucares. Em seres humanos maior parte dos açucares é do tipo D- açúcares.

Principais Monossacarídeos da Dieta e Respectivas Fontes Alimentares

Os monossacarídeos são açúcares muito simples, e seus principais representantes são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel) e a galactose (presente no leite). Os monossacarídeos são solúveis em água.

Dissacarídeos

São carboidratos constituídos pela união de um pequeno numero de monossacarídeos, através de ligações glicosídicas.

Entre os oligossacarídeos, os mais comuns são os dissacarídeos, que incluem a sacarose, formada por glicose e frutose, e a lactose, constituída de glicose e galactose.

Ligações Glicosídicas

Ligações Glicosídicas são formadas entre duas hidroxilas, presentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com