TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carpo

Tese: Carpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Tese  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 2

1. Carpo

São ossos curtos. Possuem duas fileiras: a proximal e a distal. Cada fileira possui um determinado número de ossos, dependendo da espécie.

Na fileira proximal denomina-se, no sentido médio lateral, respectivamente, o carpo radial, intermédio do carpo, carpo ulnar e o acessório do carpo.

Na fileira distal pode haver o primeiro, segundo, terceiro e quarto osso cárpico.

Os ossos do carpo articulam-se entre si e apresentam, em consequência, várias facetas articulares.

Diferença entre espécies:

Equino: possui quatro ossos na fileira proximal. Na fileira distal geralmente são três, mas o primeiro osso cárpico é inconstante. O acessório do carpo é mais desenvolvido do que no bovino.

Bovino: possui quatro ossos na fileira proximal e dois na distal; o segundo e o terceiro fundidos e o quarto osso cárpico. O acessório é curto espesso e arredondado.

Suíno: possui quatro ossos na fileira proximal e quatro na distal, sendo o quarto osso cárpico o maior da fileira distal.

Carnívoro: possui três ossos na fileira proximal; o radial e o intermédio fundem-se. E quatro na fileira distal, sendo o quarto osso o maior.

Humano: em número de oito em cada mão. Dividem-se em ossos da fileira proximal e ossos da fileira distal do carpo. Os ossos da fileira proximal do carpo são de lateral para medial: escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. O osso pisiforme se localiza anteriormente ao piramidal, além de ser um osso curto também é classificado como osso sesamóide. Os ossos da fileira distal do carpo são de lateral para medial: trapézio, trapezóide, capitato (maior osso do carpo) e hamato. O osso trapezóide se articula com o primeiro osso metacarpal, constituindo uma articulação móvel diferenciada em relação aos outros dedos, permitindo a grande independência móvel do primeiro dedo (polegar). O osso hamato apresenta um gancho em sua face anterior, denominado de hámulo do hamato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com