TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome Túnel Carpo

Artigos Científicos: Síndrome Túnel Carpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE – UNIPLAC

ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO

MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS

8º SEMESTRE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Acadêmico (a): Victor Leão

Professor: Reginaldo Brutti

Data de entrega: 14/07/2014

Perguntas & Respostas

1. O que é Mapa de Risco Ambiental?

Representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial), capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho.

2. Qual o objetivo do Mapa de Risco?

Realizar um diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho do estabelecimento; possibilitar a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

3. O que são riscos ambientais?

Riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, presentes nos ambientes de trabalho, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição.

4. Qual a relação existente entre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA e o Mapa de Risco?

O PPRA não deve ser confundido com o Mapa de Risco (NR-05), sendo que o PPRA é um programa de higiene ocupacional e o Mapa de Risco é um estudo qualitativo realizado pelo próprio trabalhador, através da CIPA, portanto no PPRA não são considerados os riscos ergonômicos e riscos de acidentes.

Para efeito do PPRA, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

5. Quem é responsável pela elaboração do Mapa de Risco?

De acordo com a NR 5 no item 5.16 a elaboração do Mapa de Risco é de responsabilidade da CIPA em parceria com o SESMT (onde houver). Sendo assim, qualquer uma dessas partes pode elaborar e assinar o documento.

O ideal é que o Mapa de Risco seja feito em parceria. E mesmo quando não for feito em parceria, o nome da CIPA deverá constar no documento para que seja cumprido o item da NR mostrado acima. O Mapa de Risco pode ser completo, ou seja, de mapeando de uma só vez todos os setores da empresa ou pode feito por setor.

6. Os riscos ambientais dividem-se em cinco categorias. Quais são essas categorias?

1- Agentes químicos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com