TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clínico Prescrição Nutricional Encefalopatia Hepatica

Trabalho Escolar: Caso Clínico Prescrição Nutricional Encefalopatia Hepatica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  1.304 Visualizações

Página 1 de 2

2. A encefalopatia hepática é um distúrbio no qual a função cerebral se deteriora, devido a uma alteração no metabolismo da amônia, ocasionado pela incapacidade do fígado em transformá-la em uréia para que seja eliminada, ocorrendo acúmulo no plasma.

Sendo assim, considerando somente esta alteração e o tipo de dieta, sem considerar a consistência, pacientes que apresentam encefalopatia hepática, principalmente graus III e IV, podem se beneficiar de qual prescrição de dieta? (macronutriente)

Prescrição Nutricional:

Dieta hipoproteíca, normolipídica e normoglícidica

3. PHC, 67 anos, aposentado, encontra-se internado na enfermaria de cardiologia com insuficiência cardíaca congestiva, classe funcional IV, apresentando ortopnéia e dispnéia paroxística noturna. Na história, há relato de edema nos membros inferiores (2+/4+), albumina plasmática de 2,7 g/dl. O diagnóstico é de insuficiência cardíaca descompensada e caquexia cardíaca clássica. Analisando o caso clínico, qual seria a melhor prescrição de dieta para este paciente, sem considerar a consistência da mesma? (calorias, macro e micronutrientes)

Prescrição Nutricional:

Dieta hipercalórica, hiperproteíca, normoglícidica e normolipídica com suplementação de triglicerídeos de cadeia média.

Dieta hipossódica com suplementação de tiamina, vitamina B6 e B12, Vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K); quando há má absorção das gorduras, estas vitaminas também não são adequadamente absorvidas, sendo necessária a reposição das mesmas. Cálcio, magnésio e vitamina D: estes nutrientes são essenciais para manutenção da massa óssea. Sabe-se que 50% dos pacientes com insuficiência cardíaca apresentam Osteopenia ou Osteoporose. Além disso, baixo nível de cálcio é potencialmente pró-arrítimico e baixos níveis de magnésio são sempre associados ao pobre prognóstico na IC e sua correção melhora a função cardíaca. É importante citar que o uso de diuréticos também aumenta a excreção urinária de cálcio e magnésio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com