TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celula introdução

Por:   •  6/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 2

                            Mitose

        A mitose é célula que dá origem a duas outras com o mesmo número de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão realizada quando há reprodução assexuada é o que ocorre no crescimento do organismo e na regeneração de tecidos dos multicelulares.As fases da mitose são:prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Prófase

       Na prófase que é a primeira fase da mitose, os cromossomos se dissolvem,tendo como consequência o desaparecimento dos núcleolos, o suco acromático começa a se formar e a carioteca se desfaz, dispersando os componente nucleares no citoplasma.

[pic 1]

Foto: o nucléolo vai desaparecendo,o núcleo por sua vez, vai absorvendo água e inchando; a carioteca se rompe e não existirá mais separação entre o citoplasma e o material nuclear.

Metáfase

       Na metáfase acontece a prófase e seu início é marcado pela separação da carioteca e liberação dos cromossomos, altamente dissolvidos,no citoplasma. Desde a interfase cada cromossomo encontra-se duplicado, constítuido por duas cromátides-irmãs mais intimidade unidas na região do centrômero.

[pic 2]

Foto: Após atingir a máxima capacitação da célula se encurtarão e passarão a localizar-se na região do plano mediano da célula.Inicia-se nesta etapa a duplicação dos centrômeros.

Anáfase

       Na anáfase a fase em que as cromátides-irmãs se separam, puxadas para polos opostos pelo encurtamento dos micrótubulos do fuso,esse encurtamento se dá pela liberação de moléculas de tubulinas no fim dos microtúbulos.

[pic 3]

Foto: as fibras que se dispõem no fuso começa a encurtar e os cromossomos-irmãos são puxados para os polos opostos da célula; a célula fica consideravelmente tretraplóide. Começar a desespirilação; a carioteca se reorganiza; os nucléolos  aparece novamente, dessa vez nos novos núcleos celulares; as duplas de centríolos se encontram em seu local definitivo.

Telófase

       Na telófase á medida que os cromossomos se dissolvem, bolsas membranosas prendem-sea eles e fundem-se entre si. reorganiza as duas membranas da carioteca, a lâmina nuclear reconstitui-se  e os componentes dos poros nucleares que estavam espalhados no citosol, destribui a bolsa membranosa.

[pic 4]

Foto: os cromossomos começam a desespirilação; a carioteca se reorganiza; os nucléolos  aparecerem novamente, dessa vez nos novos núcleos celulares; as duplas de centríolos se encontram em seu local definitivo.

* Citocinese – separação das células: ocorre na célula animal, de fora para dentro. As organelas se distribuem pelas duas células-irmãs. É então a fase da divisão do citoplasma, que pode iniciar já na anáfase, dependendo da célula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (59 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com