TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Choque Elétrico

Trabalho Universitário: Choque Elétrico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  1.063 Visualizações

Página 1 de 2

Choque Elétrico

O choque elétrico a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte.1

Por isso deve-se ter muito cuidado com tomadas, fios desencapados e até mesmo a rede elétrica de distribuição de energia, pois são muito perigosos e com alto poder para eletrocutar uma pessoa.

Primeiros socorros:

Intensidade do Choque Elétrico Costuma-se associar o "estrago" que o choque pode causar com o nível de tensão, porém o correto é que depende da intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo da pessoa durante o choque e do caminho da corrente elétrica pelo corpo. Certamente que quanto maior for a tensão, maior é a probabilidade de ocorrer um dano físico à pessoa.

Assim, pessoas que sofrem um choque elétrico em alta tensão têm uma probabilidade maior de morrer ou ficar com seqüelas graves do que uma pessoa que sofreu um choque em baixa tensão.

Interrompa imediatamente o contato da vítima com a corrente elétrica:

• Desligue o interruptor ou chave elétrica;

• Afaste o fio ou condutor elétrico com um material não condutor bem seco, pedaço de pau, cabo de vassoura, pano grosso;

• Puxe a vítima pelo pé ou pela mão, sem lhe a tocar a pele, usando material não condutor.

Obs.: pise no chão seco, se não estiver com botas de borracha.

Aplique os procedimentos de Suporte Básico de Vida.

• Inicie a respiração de socorro, no caso de parada respiratória e o mesmo para o coração.

• Após certificar-se da normalização da respiração e dos batimentos cardíacos mantenha-se alerta, para reiniciar o socorro, se a vítima continuar inconsciente.

• Imobilize os locais da fratura se houver.

• Proteja as áreas de queimadura.

• Controle o estado de choque.

• Transporte a vítima para o hospital, o quanto antes, mantendo a respiração e massagem cardíaca se necessário.

Ao atender uma vítima de choque elétrico é necessário cuidar para não ficar na mesma situação: deve-se desligar a energia elétrica antes, ou usar alguma forma de isolamento elétrico, como algo feito de borracha, por exemplo.

Estando a vítima fora de uma área eletrificada, observa-se se existe algum objeto obstruindo a passagem do ar pela boca ou nariz (próteses dentárias, alimentos, etc) que devem imediatamente ser retirados.

Verifique se a vítima está respirando e procure ajuda médica o mais rápido possível.

As queimaduras elétricas geralmente são mais graves do que aparentam, mesmo aquelas em que o paciente procura ajuda especializada pessoalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com