TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Choque Cultural

Monografias: Choque Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 2

 Os europeus não sabiam da existência do continente americano, e muito menos das riquezas que continham nele. Mas, eles viram que era preciso colocá-lo a seu serviço para compensar o grande investimento que foi aplicado por eles na expansão marítima.

 No primeiro encontro entre ameríndios e europeus foi algo exótico, causando a sensação de estranheza dos ameríndios e a sensação de vitória dos espanhóis que tinham “encontrado” um novo continente com armas super poderoso em embarcações imensas.

 Logo que desembarcaram no continente, os europeus constataram a existência de um conjunto de tribos, povos e nações em diferentes estágios de organização. As sociedades tinham grande diversidade cultural aos valores seguidos pelo continente europeu e também entre elas, onde cada sociedades da América tinha diferentes costumes.

 O convívio entre europeus e ameríndios se tornou algo desrespeitoso por parte dos europeus que eram mais organizados e sentiam-se superiores as sociedades existentes no continente, e, por isso, a relação entre esses dois povos foi conflituosa.

 Falar que os europeus descobriram a América descobriram a America é errado, pois quando eles chegaram ao continente existiam povos que estavam ali há séculos, então, o correto é dizer que eles acharam a América.

 Na América, existiam muitas civilizações que foram dizimadas pelos europeus, algumas já eram muito avançadas, como por exemplo, os maias, os incas e os astecas.

 Os europeus diziam que deveria se implantar ,em favor a lógica mercantilista, o processo de conquista e de exploração dos povos das riquezas do universo americano. O processo de colonização deveria contribuir para o fortalecimento econômico das monarquias européias.

 A ocupação do território americano se orientou a partir de um modelo definido como “colonização por exploração”, constituído pelo regime do monopólio metropolitano sobre as riquezas coloniais. A produção agrícola especializada deveria ser realizada em larga escala e orientada para o mercado externo. Relações de trabalho compulsório, proibições manufatureiras e rígida fiscalização completariam o escopo do projeto colonizador.

 A fiscalização pretendida sobre o território americano não conseguiu impedir, por exemplo, a sistemática pratica do contrabando, além da natural resistência das elites coloniais contra eventuais abusos metropolitanos e até relações especificas de reciprocidade entre autoridades da metrópole com essas mesmas elites.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com