TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Biogeoquímico

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

AD1 – Dinâmica da Terra (Respostas)

Nome: Anjully Cristine Xavier Turrão
Polo: Três Rios

1) O ciclo biogeoquímico está presente e representa como o carbono anda no ecossistema. O carbono não existe apenas em um reservatório mas sim em todos. Para cada elemento químico, haverá um ciclo, onde há captação do carbono e em cada final de ciclo haverá a devolução do próprio.
No reservatório da Biosfera, nós encontramos o carbono na forma de matéria orgânica como proteínas, carboidratos. Já na Atmosfera, nós encontramos o carbono na forma de gás metano entre outros. Na Hidrosfera, nós o encontramos por meio da forma de carbonato de sódio e por fim, o carbono reservado na Litosfera está lá no reservatório há muito tempo.
Em modo geral, a fotossíntese e a respiração são processos completamente opostos que dominam o ciclo.
A respiração fica com o processo de liberar o CO2, enquanto a fotossíntese o absorve.
Um dos processos indicados nas transformações de CO2 da atmosfera para a hidrosfera é a dissolução e com o retorno da hidrosfera para atmosfera é a difusão que é responsável pelo equilíbrio de carbono na atmosfera e na água. Já da litosfera para atmosfera será a oxidação de CH2O+O2 -> CO2+H2O. O carbono está na atmosfera como CO2, contudo, as plantas fazem fotossíntese e com isso a fotossíntese transforma esse carbono em Glicose (C6H12O6) que vai ser transferido para as plantas e animais como fonte de matéria energia. Conforme a morte dos animais, a biosfera devolverá a glicose em forma de respiração.

2) As três ações que interferem no ciclo biogeoquímico do carbono são:

  • As queimadas, que são bastante utilizadas para diversos fins, sejam eles de limpezas de pastos a utilização nas atividades em campo.
  • Também podemos citar as queimas de combustíveis fósseis que são utilizadas pela ação do homem para fonte de energia.
  • E podemos dizer também CO2 e CH4

O aumento do carbono em ambientes é a grande preocupação para o efeito estufa, que vem aumentando a temperatura do planeta, que vem sido discutido há anos e diversas vezes. Com a ação do homem, a consequência se torna maior e as principais causas são:

  • A liberação de CO2 que é produzido com as queimas de combustíveis
  • Metano (CH4)
  • Óxido nitroso (N2O)

Uma das medidas a ser tomada é a diminuição de gases poluentes, ou seja, diminuir as queimadas, melhorar a forma de transporte, evitar usar transporte sempre e optar por trocar por bicicletas ou caminhas, assim melhorando tanto a saúde e sem trazer consequências para o efeito estufa. Também reciclando lixos e evitando o consumo exagerado de embalagens.

Referencias:
ciclo biogeoquímico: http://www.ib.usp.br/~delitti/projeto/rhavena/Index.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com