TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição da figura relativamente ao Ciclo das Rochas Sedimentares

Artigo: Descrição da figura relativamente ao Ciclo das Rochas Sedimentares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Artigo  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição da figura relativamente ao Ciclo das Rochas Sedimentares

No ciclo das rochas sedimentares acontecem dois grandes processos que se subdividem em outros sendo uns a continuação dos outros. O primeiro grande processo é a sedimentogénese que tem por consequência a formação de sedimentos. Já o segundo é a diagénese que através de vários processos torna esses sedimentos, todos separados, numa nova rocha sedimentar.

Analisando a figura 1, verifica-se que está a sintetizar o ciclo das rochas. Este ciclo começa através de uma rocha já formada (que se localiza na superfície terreste, pois é nesta pequena parte da crusta que elas se formam), e nesta ocorre a primeira fase da sedimentogénese, a meteorização. Esta consiste em processos químicos ou físicos por parte de agentes de meteorização, como por exemplo a água, química e fisicamente ou o vento, fisicamente).

Por um lado, a meteorização química torna um mineral num outro tipo de mineral alterando a sua composição química. Por outro lado, a meteorização física torna um mineral, através de um agente físico, em minerais mais pequenos mas da mesma composição química.

Após esta fase de meteorização, ocorre a erosão. Aqui, as partículas que foram alteradas quimicamente ou fisicamente são removidas, formando assim os sedimentos. Os sedimentos, através de meios de transporte como as correntes marítimas ou até pela força da gravidade, são levados para locais diferentes do inicial.

A fase final da sedimentogénese é a deposição ou sedimentação que só ocorre quando a força do agente de transporte diminui e estes sedimentos “assentam”, “poisam” no solo.

A diagénese pode finalmente “começar”. Os sedimentos vão-se acumulando no chão e comprimem-se, pois os cimeiros vão exercendo força devido ao seu peso e á força da gravidade. Dá-se a compactação.

A desidratação é a fase em que a água, que se encontrava entre os sedimentos, sai tornando-os mais juntos. Consequentemente, a cimentação, ou seja, a junção destes sedimentos por parte de uma “massa” que tem as mesmas características do cimento ocorre. Finalmente, os sedimentos unidos formam camadas horizontais designadas por estratos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com