TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Biogeoquímico da Água

Por:   •  9/5/2016  •  Resenha  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Ciclo biogeoquímico da água

Nosso planeta é constituído por 70% coberto d’água. Porem Aproximadamente. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas, menos de 1%.

A água é um fator essencial para vida. Onde todas as espécies são dependentes deste composto químico, de mínima escala para o consumo.

O percurso das substâncias no meio ambiente, interagindo com os seres vivos e o seu retorno ao mundo abiótico completam ciclos biogeoquímicos. O termo é derivado do fato de que há um ciclo dos elementos que formam os organismos vivos derivando: “bio”. O ambiente geológico: “geo”, onde acontece mudanças químicas.

Tal ciclo é importante pois é necessário para o bem-estar dos sistemas metabólicos dos seres vivos. Ele faz a distribuição do elemento para diversas regiões do mundo. E com o trajeto, ajuda a modelar a crosta terrestre.

Porem como em todo ciclo natural o homem intervém. No ciclo hídrico que é o que a água faz o homem atrapalha de forma catastrófica no desmatamento, e na Eutrofização.

Etapas do ciclo: Temos a passagem da água, nos três estados físicos, sólido (geleiras e banquisas), líquido (oceano, rios, lagos) e gasoso (vapor d’água).

Etapas nos oceanos: Entre os ciclos fragmentados, o mais rápido. Ocorre, pois, por estar em contato direto com a radiação solar e ser muito extenso, evapora enorme quantidade de água.

Etapas na atmosfera: Consiste na evapotranspiração, evaporação de animais, e vegetais, e o vapor extraído dos oceanos, rios lagos e etc. após água se vaporizar ele se concentra em níveis médio da troposfera, e se precipitam em forma de chuva e neve.

Etapas nos continentes: Após o processo de precipitação, no caminho ao solo, ocorre um processo chamado de interceptação, onde ao a água reter parte da chuva nas folhas inicia-se. Logo a planta a retém, em seguida a água faz o percurso do gotejamento até o solo, onde ela escorre pelas superfícies e se infiltra no solo e parte é absolvida pelas raízes das plantas e o restante da água segue para lenções freáticos. Nas zonas polares ocorre com as tempestades de neve acúmulos de gelo, formando geleira ou banquisas, que ao se derreter introduz água no oceano e rios.

Ciclo no solo: No solo após a infiltração d’água, ela atinge a zona não saturada e a saturada. Sendo a saturada os lençóis freáticos e a não saturada é logo abaixo da superfície. Se introduz ao ciclo novamente a água, a partir das raízes das plantas, e a nascentes, poços etc.

Então temos dois ciclos definidos como curto, e longo:

Ciclo curto: Envolvo apenas o ciclo no oceano.

Ciclo longo: Interage com todos as etapas, atmosférica, oceânica continentais e do solo.

[pic 1] 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (70.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com