TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio

Por:   •  10/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio

O Nitrogênio é importante pois ele está presente nos aminoácidos: estruturas que fazem parte dos peptídeos e proteínas, que são essenciais para o corpo humano. Além disso, o nitrogênio está presente nas bases nitrogenadas: timina, adenina, citosina, guanina e uracila; moléculas essas, que estão presentes no DNA e no RNA. Ou seja, sem o nitrogênio, não existe formação genética.

Mesmo com o nitrogênio fazendo parte de aproximadamente 79% da atmosfera, nós, animais, não conseguimos absorvê-lo diretamente. Precisamos do ecossistema para podemos adquiri-lo. Para que isso aconteça é necessário que ocorra um processo chamado fixação, que pode ocorrer por meio de radiação, ou de biofixação, que é o processo em que vamos nos focar.

A biofixação acontece graças às bactérias de vida livre (que vivem no solo), ou às bacteriorrizas (que são bactérias que vivem nas raízes de plantas formando nódulos).

As bacteriorrizas transformam o nitrogênio que está na atmosfera em amônio (pode ser absorvido por plantas) 

As bactérias de vida livre fazem o mesmo processo, só que o amônio fica livre no solo.

Esse amônio que fica livre no solo pode continuar onde está ou ser utilizado pelas nitrobactérias que são quimiossintetizantes.

Quando as nitrobactérias fazem a quimiossíntese para se alimentar e elas acabam oxidando o amônio, transformando-o em nitrito graças os nitrossomonos e nitrosococcus e posteriormente em nitrato (que também pode ser absorvido por plantas) graças os nitrobacters e os nitrococcus.

Quando o nitrato que está no solo não é absorvido por nenhuma planta ele pode ser desnitrificado (pelas bactérias desnitrificantes) e transformado em nitrogênio atmosférico novamente.

Os animais podem adquirir o nitrogênio por meio das plantas, ou de outros animais.

O nitrogênio que adquirimos é “devolvido” ao meio ambiente por meio da decomposição (quando morremos) ou por meio da excreção (ureia para mamíferos; ácido úrico para répteis; e amônia para animais aquáticos).

Os compostos nitrogenados são transformados em amônia (substância tóxica que não pode ser absorvida pelas plantas – apesar de alguns autores dizerem que sim) e depois disso são transformados em nitrito e nitrato novamente, graças às bactérias nitrificantes, já citados anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com