TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Biologicas

Exames: Ciencias Biologicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  1.079 Visualizações

Página 1 de 4

5ª AA

QUESTÃO 01

Mizukami (1986) aponta e analisa significativos conceitos sobre o homem, o mundo, a sociedade, a cultura, o conhecimento, a educação, a escola, o ensino-aprendizagem, o professor e o aluno, a metodologia e avaliação, por meio das abordagens de ensino e do processo educativo, tendo em vista as concepções de educação. Podemos destacar neste cenário: a abordagem tradicional, a abordagem comportamentalista, a abordagem humanista, a abordagem congnitivista e a abordagem sociocultural.

Quanto à abordagem comportamentalista, são características do processo de avaliação:

A avaliação é meramente quantitativa.

É um dos melhores meios pelo qual a aprendizagem auto-iniciada se torna aprendizagem responsável por cada um, autonomamente.

É meramente quantitativa, pois as notas funcionam como níveis de aquisição do patrimônio cultural.

Consiste na auto-avaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos.

Decorre do pressuposto de que o aluno progride em seu ritmo próprio, em pequenos passos, sem cometer erros. A avaliação consiste, nesta abordagem, em se constatar se o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos quando o programa foi conduzido até o final de forma adequada.

QUESTÃO 01

Relacione os tipos de pedagogia (coluna I) com suas respectivas características (coluna II):

Coluna I

1 - pedagogia liberal

2 - pedagogia progressista

Coluna II

( ) promove a análise crítica da sociedade.

( ) responsabiliza o aluno pela sua aprendizagem e por suas falhas, desconsiderando as desigualdades socioeconômicas existentes.

( ) avalia a memorização de conteúdo pelos alunos, utilizando para tanto avaliações verificadoras e medidoras dos resultados alcançados.

( ) capacita o aluno a ser autor de sua história, estimulando a compreensão, a reflexão e a crítica.

( ) prevalece o professor como o centralizador do conhecimento e de regras impostas.

( ) prioriza o diálogo entre professor e aluno na construção do conhecimento.

A sequência CORRETA está contida em:

1, 1, 2, 2, 2, 1.

2, 1, 1, 2, 1, 2.

2, 1, 2, 2, 1, 1.

1, 2, 1, 2, 1, 2.

2, 2, 1, 1, 1, 2.

QUESTÃO 02

Durante um curso de formação de professores para a atuação no ensino fundamental, um dos palestrantes comentou sobre a importância da pesquisa, argumentando que essa atividade desenvolve a capacidade de dialogar, de compartilhar, de criticar, de discutir ideias, de construir novos caminhos e de interagir saberes. Nesse caso, ele estava falando sobre a pesquisa formativa, tanto aquela realizada pelos professores, quanto a realizada pelos alunos.

Com relação a esse pequeno texto, analise as proposições que seguem:

I – A pesquisa realizada pelo professor no processo de auto-formação é diferente daquela destinada a produzir teoria a respeito de uma determinada questão ou de um determinado problema social.

II – O objetivo da pesquisa realizada com alunos, entre alunos e por meio de alunos, é a formação desses como pessoas, como futuros educadores e a formação como pesquisadores por meio da pesquisa.

III – A experiência da pesquisa é subordinada à experiência didática, à formação de pessoas numa vivência de educação que incorpora práticas de pesquisa como um momento da própria formação.

São corretas as afirmativas:

I, II e III

I e II

II, apenas

I e III

II e III

QUESTÃO 03

Analise as afirmativas que seguem, com relação à concepção pedagógica reprodutora.

I) O aluno, nessa concepção, adquire o hábito de tomar notas e memorizar, além de ter atitudes passivas e falta de atitudes críticas;

II) A relação professor-aluno é de extremo equilíbrio, ou seja, é horizontal, e não imposta.

III) Os castigos são comuns aos alunos que não obedecem ao professor paramanter a ordem, bem como a reprovação é a maior forma de punição aos alunos que não aprendem ou que não obedecem.

São corretas as assertivas:

II, apenas

I e III, apenas

I, II e III

I e II, apenas

III, apenas

QUESTÃO 01 12/04

Após a ditadura de Getúlio Vargas (1937-1945), inicia-se no país um movimento de redemocratização que é interrompido em 1964, com o golpe militar. Mas, mesmo neste curto espaço de tempo, o movimento educacional ganhou impulso para as mudanças e se desdobrou em dois fortes movimentos: o movimento em defesa da educação pública e o movimento por uma Educação Popular. Com relação a esses dois movimentos, assinale V parao que for Verdadeiro e F para o que for Falso:

( ) O movimento em defesa da educação pública destacou-se pelo intenso debate em torno da Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional.

( ) A Educação Popular teve os seus momentos significativos com o Congresso Nacional de Educação de Adultos, que na década de 1960, foi fortemente orientada por Paulo Freire.

( ) Os defensores dos dois movimentos buscavam uma escola com uma nova função social, que visava a formação para o trabalho e para o ensino profissionalizante.

( ) A partir de Paulo Freire, nos movimentos por uma Educação Popular, ocorreu a reorganização política e administrativa embasada numa concepção progressista, envolvendo a participação ativa da sociedade civil.

( ) Paulo Freire contribuiu muito no campo da alfabetização de jovens e adultos, e se destacou, com a pesquisa participante, cujo objetivo principal era a conscientização.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

V, F, V, F, V

V, F, F, V, F

F, F, V, F, F

V, V, F, V, V

F, V, V, F, V

QUESTÃO 02

“Assim são os gênios: descobrem ou inventam o óbvio que ninguém vê. Assim aconteceu com Paulo Freire que descobriu que o "vovô absolutamente não viu o ovo", nem a "vovó viu a ave coisa nenhuma", mas, ao contrário – com certeza –, o pedreiro viu a pedra; a cozinheira, o feijão: o lavrador, a enxada, a soja e o trigo.”

BOAL, Augusto. Paulo Freire, meu último pai. Pátio – Revista Pedagógica. Porto Alegre: ago/out.1997, p.50

Partindo da idéia implícita no texto, pode-se afirmar que faz parte da concepção sociocultural de Paulo Freire:

I – a utilização de conhecimentos prévios do educando.

II – a tomada de consciência da situação existencial.

III – o compromisso com a transformação social.

IV – a dialogicidade.

São corretas:

I e II, apenas

I, III e IV, apenas

I e IV, apenas

I, II, III e IV

II e III, apenas

...

Baixar como  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »