TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Biologicas

Trabalho Escolar: Ciencias Biologicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 2

Mercado de Trabalho - Ciências Biológicas

- Ciências Biológicas:

“A biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Portanto os profissionais formados nesta área do conhecimento têm papel preponderante nas questões que envolvem o conhecimento da natureza.”

Nas últimas décadas vem-se observando um crescimento acelerado no ritmo das novas descobertas nas Ciências Biológicas, principalmente nas áreas de Genética e Biologia Molecular e de Ecologia e Meio Ambiente. Diante deste contexto e em parte motivado por demandas de ordem ambiental, tecnológicas e de saúde fica evidente a existência de uma crescente demanda de profissionais qualificados na área biológica, os quais terão importância fundamental no desenvolvimento científico e tecnológico nas próximas décadas.

- Áreas de atuação e mercado de trabalho -

As Ciências Biológicas têm passado, principalmente nas últimas três décadas, por rápidos avanços tanto no que se refere ao seu corpo de conhecimentos quanto na sua abrangência, fazendo desta uma das mais promissoras áreas de desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do início do século XXI.

Como exemplos, o desenvolvimento da genética e da biologia molecular, com todas as suas promissoras implicações na medicina, na biotecnologia e na agropecuária, o crescente interesse, tanto cultural quanto econômico, na preservação do meio-ambiente e no manejo e usos racionais dos recursos naturais e a procura constante por novos produtos matérias primas e fontes energéticas de origem natural.

Tais avanços têm gerado um aumento do interesse do mercado por profissionais da área de Ciências Biológicas para a criação e condução de projetos de pesquisa, Centros e programas de preservação ambiental, Estudos de impacto ambiental, programas de saúde pública em empresas públicas e privadas, centros de pesquisa públicos e privados, indústrias, terceiro setor, etc.

- Locais de Estágios -

O curso de Ciências Biológicas a partir de convênio conforme legislação específica, autoriza estágios em diversas áreas relacionadas ao perfil de bacharel:

- Centros de pesquisa públicos e privados,

- Empresas públicas e privadas,

- Reservas ambientais,

- Terceiro setor – ONGs,

- Secretarias municipais, estaduais,

- Programas federais, estaduais e municipais de preservação ambiental e estudos relacionados à área de biologia,

- Programas de saúde pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com