TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citologia

Exames: Citologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  1.236 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO.........................................................................................1

 TEORIA CELULAR.......................................................................2

 CÉLULA......................................................................................2

 CÉLULAS EUCARIOENTES E PROCARIONTES..............................3

 ORGANELAS...............................................................................4

 MITOCÔNDRIAS..........................................................................4

 COMPLEXO DE GOLGI.................................................................5

 RETICULO ENDOPLASMATICO..................................................................6

1. Reticulo endoplasmático rugoso

2. Reticulo endoplasmático liso

 LISOSSOMOS.............................................................................7

 PEROXISSOMOS.........................................................................7

 VÍRUS........................................................................................8

 APRENDIZADO............................................................................9

INTRODUÇÃO

BIOLOGIA CELULAR (citologia → cito = célula/ logia = estudo) é o ramo da biologia que estuda as células suas estruturas, funções e importância na complexidade dos seres vivos. É estudada em cursos da área da saúde e biológicas.

Com a invenção do microscópio óptico, foi possível observar estruturas nunca vista pelo homem, as células. Essas estruturas foram mais bem estudadas com a utilização de técnicas de citoquímica, e o auxilio fundamental do microscópio eletrônico, o qual proporciona um aumento de 200.000 a 400.000 vezes, a visualização de estruturas celulares e também aos vírus puderam ser então desvendadas pelos cientistas.

A biologia celular concentra-se no entendimento do funcionamento dos vários sistemas celulares o aprendizado de como estas células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas, e no estudo detalhado dos componentes das células.

Esses componentes são de importância vital para a vida celular e em geral para a vida dos seres vivos (os quais são formados por células), os componentes que dão vida a célula são; a membrana citoplasmática, o núcleo, a mitocôndria, os retículos endoplasmático liso e rugoso, os lisossomos, o complexo de golgi, nucléolo, peroxissomos, centríolos, citoesqueleto, cloroplastos e parede celular, sendo este ultimo encontrado em bactérias, fungos e vegetais.

TEORIA CELULAR

A célula foi descoberta em 1665, pelo físico Robert Hooke, quando investigava a estrutura da cortiça junto a um microscópio.

Hooke pode perceber que o pedaço de cortiça era todo perfurado e poroso e que tais poros eram constituídos de um grande número de pequenos espaços vazios, denominado por ele de célula.

Mais tarde, os cientistas que sucederam a Hooke, passaram a usar o termo célula, não só para designar os espaços vazios, mas sim para todo o conteúdo celular.

Muitos biólogos, preocupados em estudar as estruturas dos seres vivos, chegaram à conclusão de que todos os seres vivos eram constituídos de células e produtos celulares. Esta generalização ficou conhecida como TEORIA CELULAR cujos pontos básicos são:

Todos os seres vivos são formados por células, que se originam de outras células preexistentes.

Um conjunto de células semelhantes formam os tecidos que constituem órgãos.

A célula é a unidade morfológica e fisiológica do ser vivo; o bom funcionamento do organismo depende do bom funcionamento das células.

CÉLULA

A célula é a unidade estrutural e funcional básica do corpo. Ela é a menor parte capaz dos processos que definem a vida, tais como, reprodução, movimentação, respiração, digestão, e excreção embora nem toda célula seja capaz de todas essas funções.

Elas estão presentes desde as bactérias, que são organismos unicelulares (formados por uma única célula) até nos seres humanos que são pluricelulares (formados por muitas células).

Existem apenas dois tipos básicos de células, as células PROCARIONTES e as EUCARIOENTES, porém, o que elas são? Quais são as diferenças entre elas? Isso é o que veremos abaixo.

CÉLULAS EUCARIONTES E CÉLULAS PROCARIONTES

Os eucariontes são todos os seres vivos com células eucariontes, ou seja, com núcleo celular rodeado por uma membrana chamado carioteca (seu núcleo é separado do citoplasma) e com varias estruturas especializadas. Possuem DNA associado a proteínas.

Os procariontes são organismos unicelulares, ou seja, formados por uma única célula e não tem a membrana que envolve o núcleo. Elas não têm organelas, e o seu citoplasma não é dividido em compartimentos, diferentes dos eucariontes. O DNA dos procariontes, muitas vezes é composto por somente um cromossomo, ele se localiza numa área chamada nucleoide no citoplasma.

A principal diferença e mais importante entre elas, é a riqueza de membrana que a célula eucarionte possui.

As células eucariontes das plantas geralmente tem um grande vacúolo citoplasmático, possuem blastos, tem parede de celulose, armazenam amidos como reserva energética e se comunicam por meio de plasmadíssimo.

Os animais e vegetais possuem células

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com