TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Citologia

Ensaios: Questões De Citologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  1.277 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES DE CITOLOGIA

1- O que é tumor?

O termo é pode ser aplicado como sinônimo de neoplasia. Um tumor é um acúmulo anormal de tecido do corpo, gerado, normalmente, por um desequilíbrio no sistema de divisão celular, que causa uma multiplicação excessiva das células. Eles são considerados benignos quando são bem delimitados, de crescimento lento; e também não reincidem após sua remoção, e nem se espalham. Já os malignos infiltram as células adjacentes, têm crescimento rápido, e podem reincidir e se espalhar pelo organismo, atacando outros órgãos, por via linfática ou sanguínea: são as metástases. Nesse último caso, tais tumores também são chamados de câncer. Outro termo também usado como sinônimo é "tumescência", usualmente relacionado com processos inflamatórios, infecciosos ou traumáticos. Os quistos (tais como os quistos sebáceos), também são chamados de tumores.

2- O que é neoplasia?

É uma massa anormal de tecido, cujo crescimento ultrapassa e não é coordenado com o dos tecidos normais e persiste na mesma maneira excessiva depois da interrupção dos estímulos que deram origem à mudança. No organismo, verificam-se formas de crescimento celular controladas e não controladas. A hiperplasia, a metaplasia e a displasia são exemplos de crescimento controlado, enquanto que as neoplasias correspondem às formas de crescimento não controladas e são denominadas, na prática, de "tumores". No estudo das neoplasias se baseiam na morfologia e na biologia do processo tumoral.

"Neoplasia é uma proliferação anormal do tecido, que foge parcial ou totalmente ao controle do organismo e tende à autonomia e à perpetuação, com efeitos agressivos sobre o hospedeiro" (Pérez-Tamayo, 1987; Robbins, 1984).

3- Quais as diferenças entre neoplasia benigna e maligna?

A neoplasia benigna apresenta células bem diferenciadas, ou seja, semelhantes às células do tecido de origem e cresce por expansão, permanecendo no local de origem, sem infiltrar ou invadir tecidos vizinhos ou provocar metástase para outros locais. Já a neoplasia maligna apresenta células com grau variável de diferenciação e são invasivas provocando destruição dos tecidos adjacentes e podendo desenvolver metástase regional e à distância. A maioria das neoplasias benignas cresce lentamente e as malignas crescem rapidamente. Entretanto, alguns tumores benignos podem apresentar crescimento mais rápido que tumores malignos. O ritmo de crescimento depende do tipo de tumor e de alguns fatores como suprimento sanguíneo e hormonal. Nas neoplasias benignas acrescenta-se o sufixo OMA à célula de origem (ex. linfoma) e nas neoplasias malignas de origem mesenquimal recebem o sufixo SARCOMA (sarco = carne) às células de origem (ex. fibrossarcomas).

4- Em sua opinião toda neoplasia maligna mata?

Não. Apesar do ritmo de crescimento ser rápido e podendo sofrer metástase. Algumas neoplasias malignas podem ser retiradas por procedimento cirúrgico, dependo do estágio do tumor e grau de invasão do tecido-órgão. Embora frequentemente o paciente com uma neoplasia maligna não morre do câncer, mas do estado nutricional (magreza) e imunitário comprometidos, que aquele acaba sendo acometido por infecções oportunistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com