TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EDUCATIVO (TEMA: OBESIDADE INFANTIL E JUVENIL)

Casos: PROJETO EDUCATIVO (TEMA: OBESIDADE INFANTIL E JUVENIL). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO EDUCATIVO

(TEMA: OBESIDADE INFANTIL E JUVENIL)

BRASILIA

2013

INTRODUÇÃO

Neste Projeto Educativo da Disciplina de Praticas Educativa em Saúde, pretendemos explorar, alguns aspectos relacionados ao tema Obesidade Infantil e Juvenil, com intuito de informar ao publico alvo com objetividade os riscos, causas e como prevenir-se.

A obesidade infantil aciona vários problemas de saúde que afetam a esperança de vida do individuo.

Por enfrentarem várias complicações decorrentes da vida moderna, é essencial que os pais proporcionem aos filhos uma dieta equilibrada e atividades físicas. Bons hábitos alimentares podem ser aprendidos desde cedo, permitindo que a criança conheça desde os seis meses a maior variedade de sabores possível.

Outro aspecto importante é considerar a preferência da criança, assim ela desfruta mais dos benefícios do exercício, que, além de físicos, propicia também o convívio com o outro e o aprendizado de regras.

DESENVOLVIMENTO

Nossa área de atuação será a Saúde coletiva, faremos o trabalho na Escola Classe 8 e o nosso publico alvo será os alunos do 5º ao 9º ano.

Possíveis temas a serem trabalhados na Obesidade Infantil e Juvenil.

Consumo demasiado de Alimentos Gordurosos.

A mídia nos traz diversão e entretenimento, mas também nos expõe a uma série de publicidade, incluindo alimentos. Uma pesquisa realizada por duas universidades paulistas mostrou que 57% dos anúncios de comidas veiculados na televisão aberta são de alimentos ricos em gordura e açúcar. Os problemas em curto prazo já são significativos, mas incorporando-se a gordura em excesso à alimentação diária, acaba se desencadeando uma série de doenças silenciosas, porém graves. A obesidade é apenas uma delas. A gordura dá sabor aos alimentos, mas, em contrapartida, fornece mais que o dobro de calorias que os carboidratos e as proteínas e pode gerar um sobrepeso nada desejável nem recomendado às pessoas. A gordura contida nos alimentos industrializados se acumula na circulação sanguínea e, com o passar do tempo, formam-se placas de gorduras chamadas de placas de ateroma, que provocam o aparecimento de altas taxas de colesterol, hipertensão arterial, aterosclerose, entre diversas outras doenças. Já se podem verificar as consequências percebendo a quantidade de crianças e adolescentes que sofrem de hipertensão e/ou altas taxas de colesterol (chamado de hipercolesterolêmica), doenças que, há alguns anos, eram típicas de idosos, mas agora são facilmente vistas na garotada. Medir a pressão arterial, por exemplo, não fazia parte da rotina nos consultórios de pediatras. Contudo, hoje faz parte dos protocolos de atendimento de crianças e jovens.

Falta de atividades físicas.

A falta de atividade física causa o sedentarismo que como consequência traz o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, aumento de colesterol, infarto e também distúrbios cardíacos. Hoje mais de 60% da população não pratica nenhum tipo de atividade física, e isso esta aumentando cada vez mais não só no Brasil mais em vários países. As pessoas estão ficando mais dentro de suas casas jogando, comendo ao invés de praticar atividades que com certeza é bem melhor para nosso corpo e que ajudará bastante futuramente .

Ansiedade

Os transtornos ansiosos são um dos quadros psiquiátricos mais comuns, tanto em crianças como em adultos. Nas crianças e adolescentes, os transtornos ansiosos mais frequentes são o transtorno de ansiedade de separação e o transtorno de ansiedade generalizada. Existem duas dimensões distintas para a ansiedade se apresentar. A primeira é o estado de ansiedade, que pode ser conceitualizado, como um estado emocional transitório, que varia em intensidade e flutua com o decorrer do tempo, caracterizado por sentimentos desagradáveis de tensão e apreensão, conscientemente percebidos. A segunda dimensão é o traço de ansiedade que se refere a diferenças individuais relativamente estáveis quanto à propensão para a ansiedade, ou seja, diferenças na maneira do individuo reagir a situações percebidas como ameaçadoras.

Depressão

Sintomas da Depressão, alterações no apetite podendo emagrecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com