TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coenzima

Artigo: Coenzima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Artigo  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  461 Visualizações

Coenzima é uma substância orgânica não protéica necessária ao funcionamento de certas enzimas. A parte protéica de uma enzima chama-se apoenzima e o conjunto completo de apoenzima e coenzima chama-se holoenzima ou simplesmente enzima. Uma coenzima pode se destacar de sua respectiva haloenzima para designar função específica (o exemplo mais comum é o NAD e o FAD, ambas coenzimas de holoenzimas desidrogenases que estabelecem importante papel no Ciclo de Krebs), porém, em caso de separação, a enzima propriamente dita fica inativa até que a coenzima e apoenzima constituam o conjunto novamente.

Muitas vitaminas são coenzimas de processos vitais, daí sua importância. A coenzima A, por exemplo, é importante na respiração celular.

Várias enzimas humanas são proteínas conjugadas, tendo como cofatores íons metálicos de cobre, zinco e manganês, é por isso que necessitamos ingerir esses e outros tipos de íons em nossa dieta.As coenzimas são pequenos cofactores de estrutura molecular orgânica que se caracterizam por se ligarem fraca e não permanentemente às enzimas (em oposição aos agentes prostéticos), sendo libertadas após a catalíse. Normalmente estão associadas à transferência de grupos químicos (electrões e hidrogénios) entre enzimas. As vitaminas são componentes usuais das coenzimas. O NAD+ , NADP+ , ATP e coenzima A, intermediários do metabolismo celular, são exemplos de coenzimas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com