TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coenzima Q10

Dissertações: Coenzima Q10. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 12

A Coenzima Q10 como possível coadjuvante no tratamento da Doença Periodontal.

Coenzyme Q10 as a possible adjunct in the treatment of Periodontal Disease.

Manoela Porto – Cirurgiã Dentista; Especialista em Periodontia pela UNESA.

Carlos Sardenberg – Cirurgião Dentista; Mestrando em Clínica Odontológica pela UFF; Professor do curso de Especialização da Odontoclínica Central do Exército (OCEx).

Vitor Nunes – Cirurgião Dentista; Mestrando em Clínica Odontológica pela UFF; Professor do curso de Especialização da Odontoclínica Central do Exército (OCEx).

Renato Rocha – Cirurgião Dentista; Mestre em Periodontia (UVA); Professor do curso de Especialização da Odontoclínica Central do Exército (OCEx).

Joel Alves - Cirurgião Dentista; Doutor em Periodontia (UERJ); Professor do curso de Especialização da Odontoclínica Central do Exército (OCEx).

Autor Responsável:

Manoela Porto

Endereço: Rua José Americo de Almeida 291/apto 101- RJ

CEP: 22795045

E-mail: dra.manoelaporto@hotmail.com

RESUMO

A Coenzima Q10 (CoQ10), também conhecida como ubiquinona, é uma coenzima que é formada a partir da conjugação de um anel benzênico com uma cadeia isoprenóide hidrofóbica de comprimento variável, dependendo da espécie. A DP é um processo inflamatório que resulta de um ataque de bactérias gerando uma resposta inflamatória. Matrizes de moléculas são mediadores da resposta inflamatória, entre estes estão os radicais livres e espécies reativas de oxigênio (ERO). Patógenos periodontais podem induzir a superprodução de ERO, podendo causar ruptura de colágeno e células do periodonto. Ubiquinol, forma reduzida da CoQ10, serve como um antioxidante endógeno, que aumenta a concentração de CoQ10 na gengiva doente e efetivamente diminui a inflamação periodontal avançada.

Esse vital nutriente, a coenzima Q10, é um importante, totalmente natural, elemento a saúde em geral e possui um alto potencial terapêutico para a doença periodontal.

Palavras-Chave: Antioxidante, coenzima Q10, doença periodontal.

INTRODUÇÃO

A Coenzima Q10 (CoQ10), também conhecida como ubiquinona, é uma coenzima que é formada a partir da conjugação de um anel benzênico com uma cadeia isoprenóide hidrofóbica de comprimento variável, dependendo da espécie. É um nutriente importante encontrado na mitocôndria de cada célula do nosso corpo e tem três funções específicas: produção de energia, sua principal função, suporte ao sistema imunológico e ação antioxidante. Um bom suprimento da CoQ10 na célula garante a produção de energia (ATP) e oxigenação do tecido, para regeneração e reparação do tecido periodontal (Nguyen & Kristina Pavone, 2008).

Uma nova pesquisa descobriu que a CoQ10 melhora o mecanismo de defesa do hospedeiro através da redução do número de microrganismos que se encontram na bolsa periodontal durante a doença periodontal (DP), como os bastonetes e espiroquetas. Como um antioxidante, a CoQ10 controla o fluxo de oxigênio no interior da célula e inibe a progressão de danos provocados pelos radicais livres nas membranas celulares. Uma das maiores vantagens da CoQ10 é a facilidade com que ela pode ser administrada para ter um efeito terapêutico (Battino et al., 2005).

A DP é um processo inflamatório que resulta de um ataque de bactérias gerando uma resposta inflamatória. Matrizes de moléculas são mediadores da resposta inflamatória, entre estes estão os radicais livres e espécies reativas de oxigênio (ERO). Patógenos periodontais podem induzir a superprodução de ERO, podendo causar ruptura de colágeno e células do periodonto. Ubiquinol, forma reduzida de CoQ10, serve como um antioxidante endógeno, que aumenta a concentração de CoQ10 na gengiva doente e efetivamente diminui a inflamação periodontal avançada (Hammaker, 2010). O objetivo desse artigo é revisar a literatura pertinente sobre os benefícios da CoQ10 e seu possível papel no tratamento da DP.

REVISÃO DE LITERATURA

A Coenzima Q10

A CoQ10 é uma molécula presente em quase todas as células humanas. Esta substância é vital para o bom funcionamento celular e produção de energia. A CoQ10 é usada pela mitocôndria para produção sob a forma de ATP, ou trifosfato de adenosina, a unidade básica de energia a nível celular. Assim, os níveis de CoQ10 adequados são necessários para a produção de energia suficiente para suportar as funções celulares básicas. A CoQ10 tem recebido uma atenção particular na prevenção e tratamento de várias formas de doenças cardiovasculares. É altamente eficaz na prevenção da oxidação do colesterol de baixa densidade (LDL) que conduz à aterosclerose (Littarru et al., 1996). Vários estudos têm demonstrado que pacientes com insuficiência cardíaca congestiva e outras doenças cardiovasculares têm níveis significativamente mais baixos de CoQ10 no seu tecido cardíaco do que as pessoas saudáveis, e a suplementação com 100 mg/dia foram apontadas como suficiente para melhorar sensivelmente a sua condição cardíaca (Frei et al., 1996).

Os ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais produzem uma explosão de radicais livres, que pode resultar em danos teciduais. Trabalhos indicam que pacientes com níveis elevados de CoQ10 sofrem menos danos nesses eventos. Pesquisadores japoneses descobriram que a suplementação de CoQ10 antes e imediatamente após a cirurgia cardíaca é altamente benéfica na prevenção de lesão de reperfusão, uma complicação comum nestas cirurgias (Gupta et al., 2012). A suplementação com CoQ10 também foi demostrada benéfica em pacientes com angina estável crônica, prolapso da válvula mitral e batimentos cardíacos irregulares (arritmias) (Greenberg, et al., 1996).

Estudos indicam que CoQ10 pode ser benéfica no tratamento da hipertensão. Um estudo realizado com 109 pacientes que apresentavam hipertensão essencial de longa data, concluiu que a suplementação com uma média de 225 mg / dia de CoQ10, permitiu que cerca da metade dos pacientes descontinuassem a maioria de seus medicamentos para pressão arterial, resultando em uma diminuição média da pressão arterial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com