TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como plantar batata-doce

Artigo: Como plantar batata-doce. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Artigo  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

Como plantar batata-doce

Batatas-doces - imagem original: Natalie Maynor -

Clima

A batata-doce cresce melhor em clima tropical ou subtropical, com temperaturas acima de 20°C, sendo que a temperatura ideal para o cultivo situa-se entre 24°C e 26°C. Em locais com temperaturas baixas a batata-doce pode ser cultivada em estufas, porém as raízes tuberosas obtidas geralmente são menores.

As folhas e pontas dos ramos da batata-doce podem ser consumidas cozidas - imagem original: A Repository -

Luminosidade

A batata-doce necessita de boa luminosidade para crescer bem, com pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente.

A maioria dos cultivares é adaptada ao fotoperíodo de dias curtos, como é o caso dos dias nos trópicos, e raramente floresce em regiões onde o dia tem mais de 12 horas de luz solar.

Batata-doce cultivada em um vaso - imagem original: Brendan Riley -

Solo

Plante a batata-doce em solo bem drenado, sem pedras e outros detritos, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo situa-se entre 5,5 e 6,5, mas a batata-doce é bastante tolerante quanto ao solo, devendo-se evitar apenas solos pedregosos, solos sujeitos a encharcamento e solos compactados.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Batata-doce brotando - imagem original:Rachel Zack -

Plantio

A batata-doce pode ser cultivada a partir de ramas destacadas de plantas adultas, a partir das próprias batatas-doces brotadas ou a partir de suas sementes.

O método mais utilizado por quem já tem plantas de batata-doce na horta e vive em regiões tropicais ou subtropicais, é o plantio de ramas retiradas de suas plantas adultas mais vigorosas, com oito a dez entrenós (cada entrenó tem uma folha, portanto cada rama deve ter de 8 a 10 folhas já bem desenvolvidas). Cerca de metade da rama deve ser encoberta com terra, ficando a outra metade exposta. As ramas enraízam facilmente em solo úmido.

O plantio feito utilizando as batatas-doces é feito geralmente em regiões de inverno frio, onde as plantas não sobrevivem ao inverno, e por pessoas que estão iniciando suas plantações e não têm como obter ramas para o plantio. Normalmente são utilizadas batatas-doces pequenas para o plantio, que são enterradas a cerca de 5 cm de profundidade. Opcionalmente, as batatas-doces podem ser deixadas em um recipiente parcialmente cobertas com água para brotarem antes do plantio.

O plantio por sementes é menos comum, mas também dá bons resultados. Plante as sementes em pequenos vasos, saquinhos de plástico próprios para mudas ou copos feitos de papel jornal com 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro, e transplante quando as mudas atingem de 10 a 15 cm de altura.

Batatas-doces podem ser cultivadas em vasos, sacos e outros contêineres, desde que estes tenham pelo menos 35 cm de diâmetro e de profundidade.

Cultivar de batata-doce de folhas roxas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com