TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO AMIDO DA BATATA DOCE

Casos: EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO AMIDO DA BATATA DOCE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  3.503 Visualizações

Página 1 de 4

1 OBJETIVOS

- Efetuar a extração do amido da batata doce;

- Realizar o teste de Molisch para a caracterização dos carboidratos;

- Realizar o teste do Iodo para a caracterização do amido presente na batata doce;

- Avaliar os resultados obtidos nas reações e discutir os mesmos;

- Compreender a importância da batata doce, sua composição química e contribuição energética na alimentação dos brasileiros.

2 INTRODUÇÃO

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, isso significa que ela possui uma absorção mais lenta, liberando aos poucos a glicose para a corrente sanguínea e sem estimular muito o hormônio insulina. Logo, a batata é uma das principais hortaliças consumidas no Brasil, sendo aceita pelos consumidores em todas as regiões e consumida na forma assada ou cozida e industrializada na forma de doces.

O amido é a principal substancia de reserva das plantas e fornece de 70 a 80% das calorias consumidas pelo homem. A batata doce é um importante alimento principalmente como fonte de amido e recebe adubação com potássio por ser o nutriente mais exigido pela planta, sendo que a falta desse nutriente compromete a formação do amido. (LEONEL; CEREDA, 2002).

A batata doce pode possuir um alto ter de matéria seca, dependendo da adubação utilizada, cultivar e época de plantio. Além disso, também pode apresentar um elevado teor de açúcares totais e redutores, sendo que a dose de potássio na adubação da planta influencia no sabor e aroma quando existem baixos níveis de açúcares e aminoácidos livres, logo o sabor torna-se desagradável devido à formação de compostos voláteis durante o cozimento. Contudo, tubérculos de batatas que apresentam baixos teores de açúcares redutores podem ser estocados por mais tempo. (PÚBLIO, 2008).

Sendo a batata doce a quarta hortaliça mais consumida no Brasil, ela torna-se fundamental no suprimento de calorias, vitaminas e mineral na dieta alimentar humana. Além disso, apresenta custo de produção relativamente baixo e retorno elevado, participando como matéria-prima em processos industriais na obtenção de pães, amido, álcool, doces, flocos e farinhas. Assim, faz se necessário uma aplicação adequada de matéria orgânica no solo para efeitos positivos no rendimento das culturas por favorecer a melhoria física, química e biológica do solo. (OLIVEIRA et al, 2013).

Enfim, sabendo que a batata doce possui importantes propriedades nutricionais estão apresentados a seguir os resultados obtidos da extração, caracterização de carboidratos por meio da reação de Molisch e da caracterização do amido através do Teste do iodo, sendo que os resultados apresentaram-se satisfatórios e de acordo com as características do produto analisado.

3 METODOLOGIA

3.1 Extração do amido

Primeiramente foi pesado 100 g de pedaços de batata doce sem casca. Em seguida esse conteúdo foi liquidificado com 100 mL de água destilada. Após, a solução formada foi transferida para o béquer número 1 e agitada por 5 minutos.

Dando continuidade, a mistura foi filtrada no béquer número 2 e deixada em repouso por mais 10 minutos verificando o surgimento de um precipitado branco no fundo do béquer. Após efetuamos a fervura de 150 mL de água destilada que foi adicionada ao filtrado, mexendo constantemente com bastão de vidro até a formação de uma solução opalescente.

3.2 Caracterização de carboidratos (Teste de Molisch)

Para a caracterização de carboidratos foi separado um tubo de ensaio e adicionado 1 mL do extrato de batata doce. Após adicionou-se 3 gotas de alfa-naftol e 2 mL de ácido sulfúrico em cada tubo, observando o resultado.

3.3 Caracterização do amido (Teste do iodo)

Nesta reação utilizou-se um tubo de ensaio, no qual foi adicionado 2 mL do extrato de batata doce. Em seguida colocou-se 3 gotas de lugol e observou-se o resultado.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com