TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Artes

Trabalho Universitário: Conceito De Artes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 8

CONCEITOS DE ARTE

O ensino da Arte tem como principal objetivo aproxima-la do universo infantil, mesmo compreendendo que desde seu nascimento a arte está presente nas mais diversas manifestações da criança. Na escola, ela é expressa nas diferentes linguagens, visuais, teatro, música e dança, não tendo como propósito formar um artista e, sim, um cidadão crítico do mundo que o cerca, atendendo sempre às suas necessidades essenciais, utilizando-se da Arte como mediadora de conhecimentos, que beneficia a linguagem e expressão do ser humano. Através da arte o educando tem uma relação diferenciada com o mundo.

Segundo Ferraz,

é na verdade, um movimento educativo e cultural que busca a constituição de um ser humano completo, total, dentro dos moldes do pensamento idealista e democrático. Valorizando no ser humano os aspectos intelectuais, morais e estéticos, procura despertar sua consciência individual, harmonizada ao grupo social ao qual pertence (FERRAZ, 1993, p. 15).

O ensino da Arte na escola, em seu início lembra o nascimento da Arte, onde os homens primitivos tinham suas manifestações para expressar seus sentimentos e sensações. Sendo vista como necessidade e não como beleza estética.

A Arte era considerada uma “magia”. Um momento mágico de criação do homem para suprir suas necessidades básicas, lembra também que o ser humano, ao longo dos séculos, utilizou-se da Arte para expressar-se, como por exemplo, nos desenhos da arte rupestre (MARTINS; PICOSQUIE; GUERRA, 1998).

Presente desde as primeiras manifestações humanas das quais se tem conhecimento, como a linguagem, por exemplo, o homem não pode ser puro, dissociado de suas especificidades psicológicas, sociais e culturais, pois dele fazem parte intrinsecamente e lhe possibilitam relacionar-se com a

natureza e com o mundo ao seu redor, construindo as possibilidades de sobrevivência e desenvolvimento (BUORO, 2003).

Destacam Martins, Picosque e Guerra acerca da linguagem que:

A arte é uma forma de criação de linguagem - a linguagem visual, a linguagem musical, a linguagem cênica, a linguagem corporal na dança e a linguagem cinematográfica, entre outras. Toda linguagem artística é um modo singular de o homem refletir – reflexão / reflexo – seu estar - no mundo. Quando o homem trabalha nessa linguagem, seu coração e sua mente atuam juntos em poética intimidade (MARTINS, PICOSQUE E GUERRA, 1998, p. 41)

Além disso, o trabalho artístico pode ser de grande auxílio para o estudo de um período ou de uma cultura particular, por tornar-se visível valor do meio em que e produzida. E na pré-história que surge os primeiros conceitos teóricos da arte. Oliveira e Garcez afirmam,

entre 15.000 e 13.000 a.C. Foram feitas as pinturas de animais encontradas nas cavernas de lascaux, na franca. São desenhos simples, feitos com carvao e pigmentos extraidos da natureza, aproveitando o relevo das rochas (OLIVEIRA E GARCEZ, 2006, p. 116).

FIGURA 01: Caverna de Lascaux – França

Fonte: http://www.osetimocontinente.com/2012_01_01_archive.html

Pode-se notar que quanto mais se procura os significados de arte mais eles se esquivam. Arte, esta passagem revolucionária que espalha coisas que não cabem no universo das palavras, A arte pode ser representada de várias maneiras, pode ser de uma forma bela ou até mesmo de uma forma detestável. E nem mesmo há, por parte de alguns autores, a obrigação de transmitir uma mensagem clara ao admirador da obra.

Muitos acreditam que a arte é somente aquilo que está no museu, ou agregam a palavra arte a quadros e esculturas envolvendo suas tradições. Além disso, existe uma imagem pré-concebida de artista que é aquele que produz apenas obras-primas, sendo estas caracterizadas por um conjunto muito específico: beleza. Onde há beleza, há harmonia, perfeição, acabamento. Arte está em todo lugar, até no mau gosto. Para Nunes,

belo é o que agrada ver e ouvir. O agrado estético, prazer de ordem superior, decorre, mormente a atividade privilegiada desses dois sentidos, de natureza intelectual, a vista e o ouvido, que estariam mais próximos da essência imaterial da alma. A fruição da Beleza, que participa tanto da inteligência quanto da sensibilidade, afeta moderadamente a alma (NUNES, 1999, p. 10).

A maior parte das pessoas crê que arte está acoplada a beleza, com o que é belo, mas na verdade a arte não se prende a isso, pois ela pode ser reproduzida de várias maneiras, até mesmo por objetos que se consideram curiosos e asquerosos, arte está em todo lugar.

Estes debates conduzem a Arte para o Universo Contemporâneo, e as questões cognitivas de pensar sobre arte o pensar para dentro e fora da sala de aula.

Compreende-se então que a arte não tem compromisso de transmitir uma mensagem clara através de um objeto considerado obra de arte. Por isso, a arte dá diversas possibilidades a seu admirador para que ele mesmo estabeleça sua própria leitura, para que possa ir além do aspecto da obra.

A Arte sempre integrou a vida dos grupos humanos, impregnada nos ritos, cerimônias e objetos de uso cotidiano. Cada obra de arte é, ao mesmo tempo, um produto cultural de uma determinada época e uma criação singular da imaginação humana, cujo valor é universal.

Em virtude de existirem diferentes definições sobre a arte, esta comporta beleza, verdade, expressão, forma, com ligações concretas a um universo de valores culturais e criando em cada cultura sua própria concepção de arte, fato que dificulta uma definição única que abrange a própria universalidade da arte e da experiência artística ao longo de sua história (JUSTINO, 1999).

Segundo Buoro (2003) o ensino das artes plásticas na escola requer favorecer a autoconfiança, a capacidade do aluno no enfrentamento de desafios, o autoconhecimento e a imaginação criadora, de modo a resgatar a criança inventiva. Tais propósitos podem ser atendidos mediante a realização de um trabalho significativo, comprometido com a qualidade e a melhoria da Arte na Educação, utilizando-se de um processo ativo, que ligue os sujeitos aos objetos do conhecimento, direcionando-os a uma construção de sentido.

A valorização da Arte e da cultura só vai acontecer se o aluno conhecer suas raízes. Cada cultura tem sua Arte e seu valor, pois revela o modo de perceber, sentir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com