TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Morfologicos em Biologia

Por:   •  22/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

As semelhanças entre organismos diferentes podem ser classificados como homoplasia, analogia e homologia. A analogia é quando funções semelhantes podem ou não ter um ancestral comum. Já estruturas homólogas são semelhantes e remetem à um ancestral comum. Com isso, a homoplasia é quando as estruturas se parecem e podem ou não ter um ancestral comum. O termo “ancestral comum” foi um avanço muito importante no mundo das comparações e semelhanças a partir dos estudos de Darwin e foi após ele que o estudo da morfologia obteve uma essência ideal.

A simetria é o modo que o corpo do animal se adequa ao ambiente ao redor. Pode ser classificada em radial e bilateral, promovendo enormes contribuições no modo o qual o animal se adapta ao ambiente.

Com a teoria da evolução, a morfologia ganhou cada vez mais sentido e ocorreram inumeras descobertas. Temos como exemplo a função dos musculos, do tecido cerebral e dos diferentes tipos de celulas, são como cada parte de um organismo: como funciona, age, ou seja, como uma porpriedade. Já o papel biologico deles é como se comportam durante o curso da historia da vida do organismo, em laboratorio além da função pode-se criar condições para o estudo do papel biologico.

A filogenia pode ser resumida por dendogramas (árvores filogeneticas) que representam conexões entre grupos. Houveram muitas modificações durante a historia de vida deles, como adaptações e, consequentemente, modificações. Tudo isso de forma gradual ou repentina, sem quebra. Dentro da filogenia, acontece o conceito de condição ancestral (plesiomorfia) e de condições derivadas (apomorfia). Nessa ciência, o taxon é um determinado grupo de organismos , que pode ser natural quando representa um grupo de organismos de forma correta e que é resultado de eventos evolutivos. Já o artificial, não corresponde a uma unidade de evolução verdadeira. Também ocorre do grupo corresponder a um grupo de organismos mais proximo do que não estamos estudando.

Quando se fala de grupo em filogenia, pode-se relacionar ao grupo interno que estamos estudando e o externo que é proximo, mas não faz parte desse agrupamento e é usado como referencia.

Em Cladistica, o estudo dos clados, um clado é monofiletico quando ele inclui um ancestral e todos os seus descendentes mas apenas o seus descendentes. Já grupos formados tendo como base caracteres homologos são polifileticos. Os polifileticos são grupos que incluem um ancestral comum e alguns, mas não todos os seus descendentes.

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DISCIPLINA: CORDADOS

PROFESSORA: CARLA FERREIRA REZENDE

RESUMO CONCEITOS MORFOLÓGICOS

José Pedro Vieira Arruda Júnior

Maria Virginia Oliveira da Silva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com