TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Conceitos em Biologia Celular e das Biomoléculas

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

ITEM A: Principais Conceitos em Biologia Celular e das Biomoléculas

  1. QUAL A DEFINIÇÃO DE CELULA?

As células são as menores unidades constitutivas da vida, sendo independentes, pois apresentam a capacidade de se auto reprodução, nutrição e defesas utilizando seus próprios recursos. Todos os organismos vivos são formados por células, exceto os vírus, que são chamados de seres acelulares.

  1. QUAL A CONSTITUIÇÃO BASICA DE UMA CELULA?

Membrana Plasmática: Separa o meio interno do externo.

Citoplasma: meio aquoso que permite a realização de processos, responsáveis pela manutenção da vida.

Material Genético: Contém todas as informações sobre as características estruturais e funcionais do ser vivo na forma de moléculas de DNA, organizadas em cromossomos. Ribossomos: estruturas responsáveis pela síntese das proteínas.

  1. QUAIS SÃO OS DOIS TIPOS CELULARES? CARACTERIZE CADA UM DELES.

Células procarióticas: Não possuem núcleo separado, deste modo o DNA fica solto no citoplasma, apresentam apenas uma organela que é o ribossomo (responsável pela síntese proteica), seu funcionamento é simples e a troca de substancias com o ambiente externo é realizado através da parede celular.

 

Células eucarióticas: Sua estrutura é complexa, apresentam membrana plasmática (responsável pela troca de substancias com o meio externo e a proteção), seu material genético fica dentro do núcleo (envolvido por uma membrana, sendo separado do citoplasma) e apresentam várias organelas no citoplasma como: mitocôndria, complexo golgi, ribossomos, lisossomos, reticulo endoplasmático liso e rugoso).

  1. QUAIS AS PRINCIPAIS BIOMOLECULAS QUE COMPÕE A CELULA?

Proteínas: compostas por subunidades de aminoácidos; Lipídios: compostos por subunidades de ácidos graxos e gliceróis; Carboidratos: compostos por subunidades de monossacarídeos; Ácidos Nucleicos: compostos por subunidades de monossacarídeos (pentoses), Ácido Fosfóricos e Bases Nitrogenadas.

  1. QUAL A IMPORTANCIA BIOLOGICA DA ÁGUA?

É a molécula mais importante e abundante nas células e no organismo dos seres vivos, qualquer substancia que apresentar carga elétrica pode interagir com a agua, sendo uma substancia polar, servindo de solvente e se tornando indispensável para todos os compostos nas células, também sendo reagente em milhares de reações bioquímicas, pode apresentar calor especifico, libera e absorve grandes quantidades de energia calorifica, ajudando na estabilidade de temperatura dos seres vivos.

  1. QUAL A FUNÇÃO DO CARBOIDRATO? DIFERENCIE OS TRES GRUPOS ENCONTRADOS.

     Os carboidratos são nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo. Sua organização é feita pelos seguintes grupos:

 Monossacarídeos: Sua ligação é simples (glicose, galactose e frutose).

Dissacarídeos: Formados por duas unidades de monossacarídeos (sacarose, lactose, maltose).

Polissacarídeos: Formados por vinte ou mais unidades de monossacarídeos, conhecidos como glicanos e diferem-se pela composição, tamanho da cadeia, grau de ramificação e tipos de ligação (celulose, quitina, amido e glicogênio).

  1. QUAL A FUNÇÃO DOS LIPÍDIOS? DIFERENCIE OS TRÊS GRUPOS ENCONTRADOS.

Os lipídios são um grupo compostos por serem insolúveis em agua (apolar) e solúveis em solventes orgânicos (éter, benzeno e clorofórmio), apresenta diversas funções químicas e ele é divido em três classes:

Ácidos graxos: Átomos de carbono saturados de hidrogênio, com ligação química simples de carbono (saturados), já os insaturados perdem pelo menos uma ligação de hidrogênio, sua formação de molécula de carbono é dupla se aproxima da letra V, dobrando-se;

Fosfolipídios: São formados por duas cadeias de ácidos graxos a um grupo de fosfato. A extremidade é hidrofílica (interage com a agua), e a oposta é hidrofóbica (que não interage com a agua);  

Esteroides: Possui quatro anéis hidrocarbonadas, o colesterol é um dos anéis mais importantes devido a sua membrana celular e serve de molécula para a síntese de hormônios tais como: testosterona, progesterona e estrogênio, sendo ausente nas células vegetais.

  1. QUAIS AS FUNÇÕES DAS PROTEÍNAS?

São formadas por uma ou mais polímeros lineares denominados peptídeos, que consiste em várias combinações de monômeros, de aminoácidos e propriedades únicas. Tendo funções:

 Estrutural: suporte mecânico no interior das células (colágeno, tendo uma proteína resistência na pele e na cartilagem);

Enzimática: As enzimas aceleram a velocidade das reações químicas metabólicas (lipases);

 Hormonal: os hormônios são substancias que atuam como mensageiras no organismo (fatores de crescimento e ativadores gênicos);  

Transporte de moléculas: proteínas transportadoras que ficam nas membranas celulares ou proteínas como hemoglobina (que transporta oxigênio no sangue);

 Receptora: proteínas receptoras das membranas celulares;

 Defesa do corpo: os anticorpos que possuem natureza proteica, que se ligam e neutralizam os antígenos;

 Contração: Sendo responsável pelos movimentos celulares, como na contração das células musculares (actina e miosina).

  1. QUAIS AS FUNÇÕES DOS ÁCIDOS NUCLEICOS?

São polímeros chamados nucleotídeos, com função de estocar e transmitir informações genéticas, tais como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (283.1 Kb)   docx (181.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com