TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALGUNS ASPECTOS DA TEORIA DOS SISTEMAS EM BIOLOGIA E O CONCEITO DE SISTEMA NA CIÊNCIA DO HOMEM

Por:   •  20/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

TEORIA DO PENSAMENTO SISTÊMICO

ELECI TEREZINHA DIAS DA SILVA

LARYCE DA SILVA QUEIROZ

RESENHA: ALGUNS ASPECTOS DA TEORIA DOS SISTEMAS EM BIOLOGIA E O CONCEITO DE SISTEMA NA CIÊNCIA DO HOMEM

CAPANEMA-PA

2018


Alguns aspectos da teoria dos sistemas em biologia- Capítulo 7 (sete)

 O conceito de sistema na ciência do homem- Capítulo 8 (oito)

Bertalanffy inicia o capitulo intitulado “Aspectos da teoria dos sistemas em biologia” comentando sobre a existência da distinção entre fatos observados, os quais são o pilar da ciência, e a mera teoria, resultado apenas de especulações propostas. Para ele, esta distinção não acontece. Neste contexto, o autor discute quatro modelos fundamentais no campo do metabolismo quantitativo para ilustrar a estrutura conceitual, como os sistemas abertos e estados estáveis que consideram os organismos vivos como sistemas que conservam a si mesmos em uma troca contínua de matéria com o meio, ou seja, as células que compõe o organismo realizam um processo no qual as substâncias produtoras de energia são decompostos e regenerados, mas a célula e o organismo mantem-se em um estado estável de regulação. Com isso, o estudo dos organismos como sistemas abertos compreende as questões estática de conservação do sistema em um sistema independente do tempo e dinâmica, com variação do sistema no tempo.  

Outro modelo é o de Retroação e homeostase, processo circular no qual uma parte da saída é reenviada como informação de um resultado preliminar da resposta para a entrada tornando assim o sistema auto-regulador, tendo os fenômenos de regulação distribuídos em todos os campos da fisiologia que explica os mecanismos de regulação preestabelecido e caminhos fixos, como no controle neuro-hormonal. E a Alometria e regra da superfície, que é uma expressão da inter-dependência, organização e harmonização dos processos fisiológicos, e é somente por isso que os organismos vivos se conservam em um estado estável.

 E por último, a teoria do crescimento animal, chamado de equações de Bertalanffy, que representam um modelo simplificado que abrange fenômenos e regularidades encontrados no metabolismo e crescimento do organismo, sendo muitos destes verificados em experiências fisiológicas. Com isso, para Bertalanffy, nenhum destes modelos citados são considerados conclusivos.

        No capítulo “O conceito de sistema na ciência do homem”, o autor inicia citando alguns enunciados de Kant sobre a crítica da razão prática, e no surgimento da Revolução organísmica que em resumo traz uma concepção básica do mundo como uma organização, marcada pelo surgimento de novas disciplinas como a cibernética, a teoria da informação e a teoria geral dos sistemas por exemplo, que buscam tratar de qualquer maneira de sistemas, totalidades ou organizações que anunciam uma nova abordagem. O autor fala sobre o surgimento de um novo modelo ou imagem do homem enquanto sistema de personalidade ativa, emergindo lentamente nas tendências da psicologia humanística e organísmica, afirmando que o homem não é um recebedor passivo de estímulos externos do mundo, mas sim cria o seu universo, transformando a imagem do homem como um robô de como um sistema. Um outro ponto abordado no capítulo, trata da concepção dos sistemas aos grupos humanos, sociedades em sua totalidade, considerando a ciência social em um sentido mais amplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com