TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contraceptivos Orais

Pesquisas Acadêmicas: Contraceptivos Orais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  4.941 Palavras (20 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

A pílula anticoncepcional é um dos métodos usados para o controle da natalidade e essencialmente é um dos melhores métodos de prevenção, o anticoncepcional é o comprimido que evita a gravidez, são amplamente utilizados por uma grande quantidade de mulheres como forma de prevenir também os sintomas da TPM, acne, endometriose, cólica e síndrome dos ovários policísticos.

Os contraceptivos hormonais são esteróides utilizados isoladamente ou em associação com progesterona com a finalidade básica de impedir a concepção.

A anticoncepção hormonal é um dos métodos mais empregados em todo o mundo desde 1960, tendo sofrido uma extraordinária evolução em termos de quantidade e qualidade dos hormônios utilizados. São classificados de acordo com a via de utilização em: oral, injetável, subcutâneo e vaginal.

Com a pílula, as mulheres se tornaram donas do próprio corpo, puderam exercer a sexualidade sem a obrigação da gravidez indesejada. Isso lhes abriu as portas do mercado de trabalho e lhes possibilitou investir em novos tipos de relacionamento. Desde então, a pílula vem sendo utilizada como forma de garantir a liberdade sexual.

.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

Atualmente, o método mais popular de controle de natalidade e um dos mais seguros (com 99,8% de eficácia). Os contraceptivos orais nada mais são do que uma combinação de hormônios sintéticos similares aos produzidos pela mulher: estrogênio e progesterona. A pílula anticoncepcional tenta confundir o ovário simulando os hormônios que ele próprio produz, deixando- o inativo. Como a fabricação de hormônios diminui, o órgão não ovula. Assim, a mulher não engravida.

As pílulas comercializadas hoje são de baixa dosagem hormonal, a eficácia é a mesma das fabricadas antigamente (com altas doses de hormônio), com a vantagem de proporcionarem menos efeitos adversos. Apesar de reduzidos, alguns sintomas incômodos não deixam de acontecer, como dores de estômago em geral, dores de cabeça e nas mamas. O medicamento não é somente um meio eficaz para prevenir a gravidez, ele também proporciona outros benefícios à mulher. A pílula, hoje, tem múltiplas funções. Melhora problemas de pele, como a acne facial, de cabelos e alivia os sintomas da TDPM. O medicamento, por si só, não causa ganho de peso, o que acontece é que ele pode provocar retenção de líquidos nos primeiros meses de uso, dando a falsa impressão que está engordando. Apesar de não fazer a mulher engordar, a pílula, de fato, aumenta o apetite da mulher. É imprescindível controlar a alimentação durante seu uso, para não fazer o ponteiro da balança subir. Outra especulação muito difundida é de que o uso prolongado deixaria a mulher infértil, nenhuma pílula causa infertilidade. Mas antigamente as pílulas continham grandes doses de hormônio e, ao interromper o tratamento, a mulher demorava a ovular novamente. Hoje, com a redução da taxa hormonal nos comprimidos, já é possível engravidar um mês após a descontinuidade do uso.

Mecanismo de ação

Os contraceptivos orais combinados funcionam através de três principais mecanismos de ação. Após serem ingeridos, são absorvidos no intestino e passam à corrente sanguínea. Através do sangue, circulam e chegam à hipófise e aos ovários, impedindo a ovulação. Também fazem com que o muco do colo uterino (muco cervical) torne-se mais espesso, de forma a impedir a passagem dos espermatozoides. O terceiro mecanismo de ação consiste em evitar que o endométrio (revestimento interno do útero) esteja adequadamente preparado para a gravidez.

TIPOS DE CONTRACEPTIVOS

As pílulas combinadas e apenas com progestogênio ou minipílulas; as primeiras compõem-se de um estrogênio associado a um progestogênio, enquanto a minipílula é constituída por progestogênio isolado. As combinadas dividem-se ainda em monofásicas, bifásicas e trifásicas.

Nas Monofásicas, a dose dos esteróides é constante.

As Bifásicas contêm dois contêm três tipos de comprimidos com os mesmos hormônios em proporções diferentes.

As Trifásicas contém os mesmos hormônios, mas em três doses diferentes. Devem ser tomados na ordem indicada na embalagem.

CONTRACEPTIVOS HORMONAIS ORAIS COMBINADOS

São componentes que contêm dois hormônios sintéticos, o estrogênio e o progestogênio, semelhantes aos produzidos pelo ovário da mulher. As pílulas combinadas atuam basicamente por meio da inibição da ovulação, além de

provocar alterações nas características físico-químicas do endométrio e do muco cervical. São métodos muito eficazes quando usados correta e consistentemente.

Em uso habitual, atinge valores de 6 a 8%. O prazo de validade varia de acordo com o fabricante.

TÉCNICA DE USO:

No primeiro mês de uso, ingerir o 1° comprimido no 1° dia do ciclo menstrual ou, no máximo, até o 5° dia.

A seguir, deve ingerir um comprimido por dia até o término da cartela,

preferencialmente no mesmo horário. É importante orientar a usuária para verificar a

cartela todas as manhãs no sentido de certificar-se do seu uso no dia anterior.

Ao final da cartela (21 dias), fazer pausa de 7 dias e iniciar nova cartela,

independentemente, do dia de início do fluxo menstrual. Se a cartela tem 22 pílulas,

descansar só 6 dias. Alguns tipos já possuem 7 dias de placebo, quando deve ocorrer o sangramento, não sendo necessário haver interrupção.

Caso não ocorra a menstruação no intervalo entre as cartelas, a usuária deve iniciar uma nova cartela e procurar o serviço de saúde para descartar a hipótese de gravidez.

Em caso de esquecimento de uso da pílula, a usuária deve ser orientada da seguinte forma:

No caso de esquecimento de uso de uma pílula, a mesma deve ser ingerida imediatamente e a pílula regular no horário habitual ou ainda a ingestão das duas pílulas no mesmo horário.

No caso de esquecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com