TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos Contraceptivos Masculino

Trabalho Escolar: Metodos Contraceptivos Masculino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 7

ntrodução

é um método, dispositivo ou medicamento utilizado por um homem para prevenir que seus espermatozóides fecundem um óvulo, resultando em uma gravidez de sua parceira. Os únicos métodos de contracepção atualmente disponíveis para os homens são o preservativo (camisinha) (segundo pesquisas recem feitas uma substância obtida pela semente de algodão) e vasectomia[. O coito interrompido e os preservativos podem ser inconvenientes, pois ambos possuem uma taxa de falhas não muito confiável. As vasectomias são um método confiável e possuem uma alta taxa de satisfação, mas não são prontamente reversíveis.

Especialistas da Austrália e Europa em geral estudam meios contraceptíveis baseados em hormônios (testosterona e estrogênio), que podem ser reversíveis. No Brasil, especialistas estudam uma enzima do algodão (gossipol) que tem o efeito de bloquear o amadurecimento dos espermatozóides.

Autoridades, cientistas e ativistas ecológicos apontam para os impactos ambientais que o aumento da população mundial (mais de 6,5 bilhões atualmente) tem causado, incluindo o aquecimento global, além da fome e das doenças, observadas principalmente em paísesI menos desenvolvidos. Estima-se que 50% de todas as gravidezes sejam indesejadas.

Atualmente, os métodos contraceptivos masculinos incluem a vasectomia e o uso de preservativos, sendo responsáveis por quase um terço da utilização de contraceptivos nos Estados Unidos e em outros países.Os preservativos são usados atualmente como método de contracepção por cerca de 20% dos casais nos Estados Unidos da América; apesar disso, relatórios das Nações Unidas mostram que apenas 5% dos casais no mundo inteiro dependem de preservativos masculinos para contracepção.

Recentes pesquisas têm demonstrado uma alta taxa de eficácia (90-95%) para contraceptivos masculinos baseados em hormônios. Os principais medicamentos contraceptivos masculinos são:

-Undecanoato de testosterona:

Uso oral em duas tomadas ao dia.

-17?-Metiltestosterona:

Uso oral em duas tomadas ao dia.Pode ter efeito tóxico para o fígado.

-Enantato de testosterona:

Injeção intramuscular com duração de 1 a 2 semanas.As injeções podem ser dolorosas.

-Decanoato de testosterona:

Injeção intramuscular com duração de 4 a 6 semanas.As injeções podem ser dolorosas.

-Implante de testosterona:

Implante subcutâneo (abaixo da pele) com duração de 4 meses.

-Adesivo de testosterona:

Medicamento transdérmico de uso diário.Pode causar irritação da pele.

-Gel de testosterona:

Medicamento transdérmico de uso diário.

As atuais dificuldades para a expansão destes novos métodos a utilização incluem métodos de liberação limitada e os obstáculos culturais. No entanto, os avanços nas medicações orais e injetáveis são motivos de otimismo para que estes obstáculos possam ser superados.

Muitos avanços têm sido feitos no entendimento da fisiologia reprodutiva masculina; os esforços combinados de cientistas, médicos, indústrias, agências governamentais e de financiamento poderão fazer um contraceptivo masculino eficaz e reversível, sendo uma opção para o planejamento familiar na próxima década.

De acordo com estudo publicado na revista Reproductive Biology and Endocrinology, a capacidade dos ultrassons aplicados nos testículos pode ser uma opção melhor que os outros métodos contraceptivos masculinos para deter a produção de esperma.

Ainda que o potencial dos ultrassons como contraceptivo ficou conhecida pela primeira vez há 40 anos, apenas agora a tecnologia permitiu que pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, aplicassem os sons de alta frequência nas proximidades dos testículos dos homens, para provocar a redução das células germinais.

Em experimentos com ratos, os cientistas demonstraram que duas sessões de 15 minutos de ultrassom, com dois dias de diferença e aquecendo os testículos a 37º, são suficientes para reduzir a quantidade de espermatozóides a um nível abaixo do que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera “fértil” – 95% dos homens férteis apresentam mais de 39 milhões de espermatozóides na ejaculação.

Os autores da pesquisa, no entanto, acreditam que são necessários mais estudos para determinar quanto tempo dura o efeito do contraceptivo e se é seguro utilizá-lo diversas vezes. O que está claro, por enquanto, é que a técnica funciona e poderia ser o método ideal para os homens, já que é barato, duradouro – mas reversível – e com poucos ou nenhum efeito colateral.

• Médicos acreditam que em cinco anos o anticoncepcional masculino já estará disponível nas farmácias. E os homens comemoram. Pesquisas apontam que 25% deles gostariam de ter esse controle em suas mãos

De tempos em tempos, cientistas conduzem estudos que os fazem acreditar que a pílula anticoncepcional masculina está cada vez mais perto de se tornar real. Desta vez, pesquisadores de três universidades americanas publicaram na revista "Cell" a descoberta de uma substância que pode virar um comprimido para os homens controlarem a própria fertilidade.

Os testes foram feitos com camundongos machos, que ficaram estéreis, mas não tiveram prejuízos no desempenho sexual, nas taxas de testosterona nem no comportamento.

Além disso, os autores – do Instituto do Câncer Dana-Farber, ligado à Universidade Harvard, da Universidade de Washington e da Faculdade de Medicina Baylor, no Texas – não observaram efeitos colaterais nos futuros filhotes.

O novo composto, chamado JQ1, é livre de hormônios – ao contrário da pílula feminina, que costuma misturar doses de estrogênio e progesterona. A substância inibe uma proteína presente nos testículos de camundongos e homens, conhecida como BRDT, que é essencial para a fertilidade. Dessa forma, as cobaias começaram a produzir menos espermatozoides e, mesmo quando os fabricavam, eles não se locomoviam direito.

Assim que os animais pararam de fazer esse controle de natalidade, os gametas se recuperaram rapidamente e readquiram a capacidade de procriação, de forma saudável, destaca o principal pesquisador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com