TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contração Muscular

Pesquisas Acadêmicas: Contração Muscular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, o coração ou o intestino.1

Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de sódio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma, assim estimulando a liberação do cálcio que esta armazenado no Retículos Sarcoplasmáticos ou RS presentes no sarcoplasma (citoplasma da célula muscular). Em termos científicos, as etapas são:

Despolarização do sarcolema;

estimulação do retículo sarcoplasmático e

ação do cálcio e de ATP, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina (é a contração muscular).

Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal.

O ser humano possui aproximadamente 639 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.

Índice [esconder]

1 Tipos de Músculos

2 Densidade do tecido musculoso com a do tecido adiposo

3 Fisiculturismo

4 Referências

5 Ver também

6 Ligações externas

Tipos de Músculos[editar | editar código-fonte]

Tipos de músculo.

Existem três tipos de músculo2 o que equivale a cerca de 20 por cento de eficiência de 250 watts de saída mecânica. A produção de energia mecânica de uma contração cíclica pode depender de muitos fatores, incluindo tempo de ativação, a trajetória de tensão muscular, e as taxas de aumento e diminuição da força. Estes podem ser sintetizados experimentalmente usando análise do loop do trabalho.

Densidade do tecido musculoso com a do tecido adiposo[editar | editar código-fonte]

A densidade do tecido muscular esquelético de mamíferos é de cerca de 1,06 kg/litro.3 Isto pode ser contrastado com a densidade do tecido adiposo (gordura), que é de 0,9196 kg/litro.4 Isso faz com que o tecido muscular seja aproximadamente 15% mais denso do que o tecido da gordura.

Fisiculturismo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Fisiculturismo

Fisiculturismo é o esporte cujo objetivo é buscar, por meio da musculação, a melhor formação muscular, através de treinamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com