TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contração Muscular E Ppotencial De ação

Ensaios: Contração Muscular E Ppotencial De ação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 4

Potencial de ação

Quando a membrana de uma célula excitável realmente se excita, uma sucessão de eventos fisiológicos ocorrem através da tal membrana. Tais fenômenos, em conjunto, produzem aquilo que chamamos de Potencial de Ação. Ele tem três etapas, taiscomo: despolarização, repolarização e repouso.

DESPOLARIZAÇÃO:

É a primeira fase do potencial de ação. Durante esta fase ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula através de sua membrana, por um processo de difusão simples.

Como resultado do fenômeno citado acima, o líquido intracelular se torna com grande quantidade de íons de carga positiva e a membrana celular passa a apresentar agora um potencial inverso daquele encontrado nas condições de repouso da célula: Mais cargas positivas no interior da célula e mais cargas negativas no seu exterior. O potencial de membrana neste período passa a ser, portanto, positivo.

REPOLARIZAÇÃO:

É a segunda fase do potencial de ação e ocorre logo em seguida à despolarização. Durante este curtíssimo período, a permeabilidade na membrana celular aos íons sódio retorna ao normal e, simultaneamente, ocorre agora um significativo aumento na permeabilidade aos íons potássio. Isso provoca um grande fluxo de íons potássio de dentro para fora da célula (devido ao excesso de cargas positivas encontradas neste período no interior da célula e à maior concentração de potássio dentro do que fora da célula).

Enquanto isso ocorre, os íons sódio que estavam em grande quantidade no interior da célula, vão sendo transportados ativamente para o exterior da mesma, pela bomba de sódio-potássio. Tudo isso faz com que o potencial na membrana celular volte a ser negativo.

REPOUSO:

É a terceira e última fase: É o retorno às condições normais de repouso encontradas na membrana celular antes da mesma ser excitada e despolarizada.

Nesta fase a permeabilidade aos íons potássio retorna ao normal e a célula rapidamente retorna às suas condições normais. O potencial de membrana celular retorna ao seu valor de repouso. Todo o processo descrito acima dura, aproximadamente, 2 a 3 milésimos de segundo na grande maioria das células excitáveis encontradas em nosso corpo.

Contração Muscular

Quando um impulso nervoso chega à placa motora, a passagem do potencial de ação pela membrana do terminal axônico faz com que muitas das pequenas vesículas esvaziem o conteúdo de acetilcolina, tornando permeável a entrada de sódio, despolarizando essa área da membrana muscular, resultando em contração muscular.

A propagação do potencial de ação para o interior da fibra muscular é feita por meio do sistema de tubulos transversos. Para que a contração ocorra, as correntes elétricas devem percorrer, penetrar até a vizinhança de todas as miofibrilas. Isso é conseguido pela transmissão dos potenciais de ação ao longo dos túbulos transversos, que atravessam as fibras de um lado para o outro, por toda a sua espessura. Os potenciais de ação dos túbulos T, fazem com que o retículo sarcosplasmático libere os íons de cálcio em todas as miofibrilas iniciando os eventos químicos do processo contrátil.

O filamento de actina é formado por três componentes (ACTINA,TROPONINA E TROPOMIOSINA).

O filamento de tropomiosina fixado a um filamento de actina que cobre fisicamente os pontos ativos na actina para não ocorrer interação entre actina e miosina, a fim de produzir contração. A troponina, três complexos de três moléculas globulares, uma com afinidade com a actina, outra com a tropomiosina e outra por íons de cálcio.

Em presença de íons de cálcio o efeito inibidor da troponina-tropomiosina sobre o filamento de actina é neutralizado. Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com