TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coqueiro

Resenha: Coqueiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Resenha  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

O Coqueiro é uma das plantas mais úteis do mundo. Conhecido como “a árvore da vida”, ele tem um papel importante na vida das pessoas que habitam as regiões tropicais úmidas. Constitui-se na mais importante das culturas perenes possíveis de gerar um sistema autossustentável de exploração como provam vários países do continente asiático.

Entretanto, no Brasil, a agroindústria dos produtos do coqueiro é caracterizada pela existência de algumas unidades de grande e médio porte, localizadas, em sua maioria, na Região Nordeste. Há também unidades de pequeno porte, ainda pouco expressivas e incipientes, mas com boas perspectivas de desenvolvimento face à demanda nacional, bem superior à oferta.

Os produtos do coco no Brasil, tal como na maior parte do mundo, são matéria-prima de grande relevância na indústria de muitos produtos alimentícios, desde fábricas de bolachas, indústrias de doces, iogurtes, sorvetes, restaurantes industriais até pequenas confeitarias e lanchonetes.

Assim, para qualquer alimento de consumo humano, esses produtos têm de ser submetidos a cuidados especiais. Estes cuidados devem começar pela fase cultural, em especial nos tratos agrícolas e na colheita, bem como no transporte, armazenamento, processamento e comercialização. A industrialização é uma maneira prática e eficiente de aproveitar a produção do coco e outros produtos do coqueiro, facilitando a sua comercialização nas mais diversas formas.

Os produtos do coco são matéria-prima de grande relevância na indústria de muitos produtos alimentícios como leite de coco.

Os produtos do coco são matéria-prima de grande relevância na indústria de muitos produtos alimentícios como leite de coco.

O investimento em ciência e tecnologia surge, cada vez mais, como uma ação determinante para sucesso dos produtores brasileiros. Hoje, são necessárias técnicas modernas que reduzam custos, aumentem a produtividade, agreguem valores às explorações agrícolas e promovam o desenvolvimento da agroindústria.

No curso “Industrialização do Coco” elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, são apresentados os múltiplos produtos e usos que o coqueiro oferece estimulando o interesse pelas respectivas tecnologias, em geral simples e conducentes a produtos de elevado valor alimentar e econômico. O curso enfoca, em especial, os produtos de maior demanda no mercado brasileiro como leite de coco, coco ralado, óleo de coco e torta, água e polpa de coco verde e amêndoas de coco maduro. Para isso, são abordados assuntos como: Vantagens econômicas, Os produtos e uso do coqueiro, Preparo do coco para processamento, Água congelada do coco verde, Polpa do coco congelado, Processamento do coco ralado e leite de coco, As cocadas, Embalagem e registro da marca.

A industrialização permite uma maior facilidade de expansão comercial.

A industrialização permite uma maior facilidade de expansão comercial.

No curso, você receberá informações do professor Raimundo Camelo Mororó, Biólogo, Especialista em Tecnologia de Alimentos, Pesquisador da CEPEC/CEPLAC - BA, Chefe da Seção de Tecnologia e Engenharia Agrícola do CEPEC, e Professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com