TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre Mota Coqueiro

Por:   •  15/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] 

TRABALHO DE HISTORIA DO PENSAMENTO JURIDICO

RELATÓRIO: MOTA COQUEIRO

Aluno: Danielle Paiva

II semestre, Direito – noite, turma regular

Prof.: Risomar

Juazeiro do Norte- CE

21 de Novembro de 2015


SUMÁRIO

1.Introdução........................................................... 03

2. Fatos...................................................................

3. Denuncias...........................................................

4. Provas.................................................................

4. Relatório fundamentado.....................................


1.INTRODUÇÃO

Manoel Mota Coqueiro, foi um rico fazendeiro da cidade de Macaé- Norte do interior do Rio de Janeiro, casado na época com a Úrsula das Virgens, a qual o ajudou a crescer seus negócios. É em uma época que sua riqueza próspera que ele conhece o Francisco – um meeiro que procura ama fazenda para se alojar com sua família, na trajetória o Mota vive um caso com a filha mais velha do meeiro desse relacionamento ela engravida do rico fazendeiro que logo ordena que a mesma saia da fazenda e leve sua família, o que não é acatado. É em uma noite chuvosa de sábado, 11 de setembro de 1952 que a família do Francisco sofre uma chacina escapando apenas a Francisca- amante do Motta, ele é julgado e condenado à pena de morte assinada por D. Pedro II, anos depois descobre- se que o Manoel Motta Coqueiro era inocente e que possivelmente foi a sua esposa Úrsula a mandante do crime.

2. FATOS

Há relatos que Mota Coqueiro foi inocente e teria confessado ao Padre que o visitou dias antes de seu enforcamento, diria ainda Marcelo Abreu- pesquisador- que ele sabia ter sido a sua mulher a mandante da chacina. Também foi mencionado no livro de Carlos Machi que durante a prisão do fazendeiro a sua esposa começou a ter ataques de loucuras, levando depois de dois anos da perda do marido, à sua morte.

3. DENUNCIAS

Logo após as mortes, Motta coqueiro foge da fazenda para se esconder dos políticos, rivais e população em geral, o que agravou ainda mais para indícios contra ele. Depois de um mês fugindo pede abrigo em uma fazendo onde foi desmascarado e levado para as autoridades da cidade.

4. PROVAS

No julgamento não foi encontrado provas de que Mota Coqueiro teria sido o Mandante da chacina, apenas testemunhos de alguns de seus escravos e outros fazendeiros rivais dizerem que apenas “ouvi dizer” que ele ordenou a seis escravos que os matassem.

5. RELATÓRIO FUNDAMENTADO

Segundo o trabalho pesquisado, Motta coqueiro sempre foi temido pela Região por seu temperamento forte e por ser bastante agressivo com seus escravos. Alem do mau relacionamento com um primo seu a quem no passado haverá tomado a noiva do primo para s. Nota- se o quanto tinha de rivais que queriam o seu fim.

O caso ganhou grande repercussão não só pelo fato das mortes, o que pesou no julgamento foi exatamente o enforcamento de um rico fazendeiro branco, o que antes não ocorrerá. Quando então é descoberto que não foi ele o possível mandante do crime D. Pedro II decide não mais executar a pena de morte no Brasil, tornando então o caso da “Fera de Macabu”( como ficou conhecido) como o ultimo enforcamento permito em lei no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com