TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Municipio de Barra dos Coqueiros

Por:   •  7/2/2022  •  Artigo  •  6.061 Palavras (25 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 25

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA DEFICIENCIA AUDITIVA E SURDEZ

2-Como o ouvido é dividido?

A audição é um sentido que permite captar estímulos sonoros, necessitando para isso, de uma estrutura devidamente organizada, como é o caso das orelhas.  Estas podem ser divididas em externa, média e interna (figura abaixo), sendo que,  nessa última (interna), estão localizados os componentes neurais desse órgão  sensorial. Além disso, é na orelha interna que está o aparelho vestibular, o qual é responsável pelo equilíbrio corporal (SILVERTHORN, 2017; WIDMAIER; RAFF; STRANG, 2017).

2.1 Orelha externa

          Trata-se de uma região chamada de aurícula que é constituída de cartilagem e coberta por pele e que serve como uma concha acústica. Ela é responsável por captar os estímulos sonoros, conduzindo-os em direção ao meato acústico externo (canal auditivo), um canal de aproximadamente 2,5 cm que termina na membrana timpânica (tímpano) (SILVERTHORN, 2017; WIDMAIER; RAFF; STRANG, 2017). No meato acústico externo, principalmente na sua porção inicial, estão os pelos, as glândulas sebáceas e as ceruminosas (glândulas sudoríparas adaptadas). Essas estruturas são importantes, pois impedem que alguns componentes, como poeira, objetos e até mesmo alguns insetos, penetrem no interior da orelha (BOER, 2017).

2.2 Orelha média

Cavidade preenchida com ar que está localizada no osso temporal do crânio. Ela se conecta diretamente à faringe por intermédio da tuba auditiva (trompa de Eustáquio). Normalmente, a tuba auditiva se encontra colapsada, isolando a orelha média,  porém, movimentos musculares, como os que ocorrem durante a mastigação, a deglutição, o bocejo e o espirro, são capazes de promover a sua abertura, o que  permite que a pressão da orelha média se equilibre com a pressão atmosférica. Ainda na orelha média, encontram-se os três ossículos da audição que têm ligações articulares entre si e estão aderidos à orelha média por ligamentos suspensores. Além disso, dois músculos estriados esqueléticos importantes são localizados nela: o músculo tensor do tímpano e o estapédio. A contração dos dois é capaz de amenizar os sons intensos e prolongados, de forma que isto protege o aparato receptor da orelha interna (BOER, 2017; SILVERTHORN, 2017

2.3 Orelha interna

Na orelha interna estão localizadas duas estruturas sensoriais importantes: cóclea e aparelho vestibular. A cóclea é um tubo membranoso enrolado, como se fosse uma concha de caracol, e está localizada dentro de uma cavidade óssea no osso temporal. Ela é preenchida por líquido e é longitudinalmente separada por um tubo chamado de ducto coclear, no qual se encontram os receptores sensitivos auditivos (WIDMAIER; RAFF; STRANG, 2017). O ducto coclear é totalmente preenchido por um líquido (denominado endolinfa) ricamente concentrado em potássio (K+).

3- Tipos de surdez

           Quando falamos em deficiência auditiva, em muitos casos, ficamos limitados apenas a questões físicas, porém devemos ter a consciência de que nem todo surdo é mudo. Portanto, a expressão surdo-mudo não  é a forma mais adequada. Para fazer referência a uma pessoa com surdez, o termo  adequado é surdo ou DA, deficiente auditivo. A surdez nada mais é do que a privação ou a limitação do sentido da audição. Essa privação pode ser parcial ou total e pode ser causada por diversos fatores, como, por exemplo, viroses, doenças durante a gestação, predisposição genética e, até mesmo, má-formação do feto.O volume ou intensidade dos sons é medido por unidades chamadas decibéis (dB).

  • Surdez leve: perda auditiva de até 40 dB. Essa perda impede a percepção perfeita de todos os fonemas da palavra, mas não impede a aquisição normal da linguagem. Pode, no entanto, acusar algum problema articulatório ou dificuldade na leitura e/ou escrita.
  • Surdez moderada: perda auditiva entre 40 e 70 dB. Esses limites se encontram no nível da percepção da fala, sendo necessário uma voz de certa intensidade para que seja claramente percebida. A pessoa apresenta maior dificuldade de discriminação auditiva em ambientes ruidosos. Ela identifica as palavras mais significativas, mas tem dificuldade na compreensão de certos termos de relação e/ou frases gramaticais complexas.

 Surdez severa: perda auditiva entre 70 e 90 dB. Essa perda permite a identificação de alguns ruídos familiares e apenas a percepção da voz de timbre mais forte. A compreensão verbal vai depender da utilização da percepção visual e da observação do contexto das situações.

 Surdez profunda: perda auditiva superior a 90 dB. Essa perda é muito grave e pode privar a pessoa da percepção e identificação da voz humana, impedindo-a de adquirir naturalmente a linguagem oral.

3.1 Como o médico faz o diagnóstico?

 Uma vez diagnosticada a surdez, por meio do exame chamado de audiometria, os profissionais da área da saúde, como os fonoaudiólogos e os otorrinolaringologistas, dão início ao processo de “tratamento da surdez”, lembrando que esse termo é usado na área clínica. Desse modo, o surdo tem a possibilidade de optar pelo aprendizado da L1 (libras) e da L2 (português) como segundo idioma. Uma das formas de diagnosticar a surdez é pelo intermédio do teste da orelhinha. Esse teste é realizado nos primeiros dias de vida do bebê, ainda no hospital, para diagnosticar perdas auditivas precoces. Diagnosticada a surdez, podemos caracterizá-la em dois tipos: a surdez congênita ou a surdez adquirida.

  a) surdez congênita é quando uma pessoa nasce surda. Pode ser oriunda de fatores genéticos ou má-formação do feto;

 b) surdez adquirida é quando a pessoa perde a condição de ouvir por algum motivo;

  3.2 Como é o tratamento?

 O tratamento da perda auditiva depende da causa. No entanto, muitas vezes não há cura. Nesses casos, o tratamento consiste em compensar a perda auditiva na medida do possível. A maioria das pessoas usa um dispositivo de ajuda. Em situações excepcionais recorre-se ao transplante do caracol.

            Os profissionais da área da saúde, sempre recomendam que toda gestante faça o pré-natal. Assim, o pré-natal  viabiliza o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de qualquer fator de risco para  a gestante e para o bebê (Alencastro, 2018)

3.3 Como se previne?

O teste da orelhinha é realizado entre o segundo e o terceiro dia de vida da criança. Segundo Coelho, Silveira e Mabba (2012), a audiometria é um exame que avalia a audição das pessoas. Assim, o exame com o audiômetro é capaz de avaliar o grau de perda auditiva de um indivíduo. Esse exame não se limita apenas à perda auditiva, mas também tem a finalidade de medir o grau da capacidade de compreensão da fala. Nesse caso, chama-se audiometria vocal. As possíveis doenças diagnósticas durante a gestação e que acarretam problemas auditivos são: citomegalovírus, rubéola e toxoplasmose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com