TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cores Primárias E Círculo De Cores

Dissertações: Cores Primárias E Círculo De Cores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 2

Provou-se cientificamente há muito tempo que o modelo RYB (Red, Yellow, Blue) estava errado e o modelo CMY (Cyan, Magenta, Yellow) veio substituí-lo.

Há dias, disseram-me com muita convicção que o RYB é o modelo de cores ensinado pela maior parte das escolas de todo o mundo.

Mas perguntei por telefone a um sobrinho meu de 10 anos e ele respondeu-me sem hesitar cião, magenta e amarelo. Perguntei aos meus alunos de licenciatura e todos confirmaram ter aprendido na escola cião, magenta e amarelo. Pelas pesquisas que fiz, as listas de materiais escolares mencionam sistematicamente o Cião, o Magenta e o Amarelo como cores primárias. Se formos à loja pedir uma caixa de guaches com as cores primárias dão-nos Cião, Magenta, Amarelo, Branco e Preto. Os livros escolares começam bem, com as cores primárias CMY, mas depois alguns atrapalham-se na mistura e no círculo de cores.

As escolas e professores que ainda ensinam o modelo RYB, fazem-no por ignorância e, eventualmente, influenciados pela confusão descomunal que prolifera na internet (e não só): uns indicam as cores primárias certas mas não sabem construir o círculo de cores; outros nomeiam bem as cores mas “pintam-nas” mal (vermelho não é magenta e anil não é cião); para os que usam o RYB não existe magenta nem conseguem construí-lo. Já vi de tudo, até incluírem o magenta no arco-íris.

CMY são as cores complementares de RGB – Red, Green, Blue – as cores a que os cones dos nossos olhos são sensíveis e que são a base da nossa visão e percepção dos eventos de cor.

A imensa confusão que paira por aí sobre este assunto está a incomodar-me bastante, mais ainda quando são lançados para o mercado projectos, validados por instituições oficiais, supostamente em prol da educação das crianças e deficientes visuais, mas que se baseiam em teorias obsoletas e sem rigor científico.

Em resumo, as cores primárias são:

Cião + Magenta + Amarelo

As cores secundárias são:

Vermelho + Verde + Anil (ou Indigo)

Vermelho = Magenta + Amarelo

Verde = Cião + Amarelo

Anil (ou Indigo) = Cião + Magenta

As cores terciárias são:

Verde azul + Verde amarelo + Laranja + Vermelho magenta + Violeta + Azul

Verde azul = Cião + Verde

Verde amarelo = Amarelo + Verde

Laranja = Amarelo + Vermelho

Vermelho magenta = Magenta + Vermelho

Violeta = Magenta + Anil (ou Indigo)

Azul = Cião + Anil (ou Indigo)

Podem descarregar daqui e usar um círculo de cores sem erros:

<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/32984629" width="427" height="356" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC; border-width:1px 1px 0; margin-bottom:5px; max-width:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com