TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Costelas

Artigo: Costelas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Artigo  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  245 Visualizações

Costelas

São ossos alongados, comparáveis a arcos, que se estendem da coluna vertebral até o esterno, ao qual se unem através das cartilagens costais. Há doze de cada lado. As sete primeiras articulam-se na frente com o esterno por meio de uma cartilagem, que lhes é própria ( costelas verdadeiras ). Da oitava à décima costela elas se unem através de suas cartilagens a uma cartilagem comum, que se articula com o esterno ( costelas falsas ). A 11ª. e a 12ª. costela não se articulam com o esterno ( costelas flutuantes ).

Costelas: cabeça com duas faces articulares para o processo transverso, colo, tubérculo, ângulo costal, sulco da costela, face interna, face externa, margem superior, margem inferior, cartilagens costais.

Sacro

O sacro tem a forma de uma pirâmide quadrangular com a base voltada para cima e o ápice para baixo. Articula-se superiormente com a 5ª vértebra lombar e inferiormente com o cóccix. O sacro é a fusão de cinco vértebras e apresenta 4 faces: duas laterais, uma anterior e uma posterior.Os acidentes são as faces auriculares que servem de ponto de articulação com o osso do quadril (Ilíaco). Possui forames sacrais anteriores. Crista Sacral Mediana ,Crista Sacral Lateral , Crista Sacral Intermédia, Forames Sacrais Posteriores, Hiato Sacral, Asas Sacrais ,Processos Articulares Superiores DireitoeEsquerdo e Canal Sacral

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com