TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Creatina como suplemento ergogênico para atletas

Seminário: Creatina como suplemento ergogênico para atletas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Seminário  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

A creatina como suplemento ergogenico para atletas

A Creatina orgânica em sua forma fosforilada, creatina-fosfato, constitui uma reserva de energia para a rápida regeneração do ATP, em exercícios de alta intensidade. A maioria dos estudos de suplemento com creatina tem mostrado a possibilidade de aumentar o pool orgânico deste composto em 10 a 20%, é considerada um recurso ergogênico.

Durante uma prova de corrida, cada passo dado por um competidor, uma Quantidade próxima de 1019 molecula de ATP são convertidas em difosfato de adenosina (ADP) com isso um maratonista poderia gastar o equivalente a 75 kg de ATP durante uma corrida (Newsholme et al. 1994). Como o atleta não poderia levar essa quantidade de ATP, este fato é resolvido pela rápida regeneração da molecula a partir do ADP e do fosfato inorgânico e a energia fornecida por outro composto de reserva pela creatina fosfato. Durante os primeiros segundos de um exercício intenso a concentração de ATP é mantida em nível mais ou menos constantes. O ATP utilizado é rapidamente reposto a partir da quebre da CP, assim os níveis de CP diminuem rapidamente à medida que este composto é usado para regenerar o ATP.

A concentração de ATP nos músculos é de 4 a 5 vezes maior (em média 18 mmol/kg músculo) do que nos outros tecidos (cerca de 3 a 8 mmol/kg) .

Durante o processo de contração muscular o ATP usado para gerar energia é quebrado pela enzima ATPase em uma reação muita rápida, o ADP resultante é regenerado a partir da CP pela ação da enzima a creatina-quinase.

A captação da creatina pela células musculares é um processo saturável que ocorre ativamente contra um gradiente de concentração (transportador sódio-dependente) possivelmente envolvendo a interação de creatina com sítios específicos da membrana que reconhecem parte da molecula da creatina.

Conclusão

Estudos feitos com atletas vegetarianos e idosos, mostram que é maior com estes indivíduos pois possuem nível iniciais baixos deste composto nos músculos. Os efeitos ergogenicos desta substância podem ser aumentados quando consumida com glicose. O consumo de creatina refetivo na melhoria do desempenho esportivo principalmente em modalidades de alta intensidade e períodos curtos de recuperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com