TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO SENSORIOMOTOR PARA ATLETAS

Trabalho Escolar: TREINAMENTO SENSORIOMOTOR PARA ATLETAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Durante apresentação do mini-curso pude aprender e obter informações sobre tal apresentação. A reabilitação é um programa dinâmico de exercícios, utilizado para prevenir ou reverter os efeitos deletérios da inatividade pós lesão enquanto o indivíduo recupera seu nível precedente de competição. A reabilitação esportiva se diferencia da reabilitação convencional, pois ela combina o exercício e as modalidades terapêuticas com a finalidade de restaurar o atleta ao seu nível normal de atividade, e até mesmo levá-lo a um nível de condicionamento maior do que o nível que este possuía antes de sofrer a lesão. Para que isso aconteça é importante levar em conta a força muscular, potência, flexibilidade e resistência, assim como equilíbrio e propriocepção. Cada programa de reabilitação deve ser individualizado de forma a atender as necessidades especiais de cada atleta, mas sempre deve seguir alguns passos para que o atleta retorne plenamente a sua prática esportiva.

Em qualquer tipo de lesão ocorrem eventos fisiológicos específicos em resposta do traumatismo. O objetivo geral de todo programa de reabilitação inclui: - Redução da dor- Redução da resposta inflamatória- Retorno ADM ativa completa e sem dor - Redução do edema- Recuperação da força, potência e resistência muscular- Retorno às atividades funcionais assintomáticas (ao nível pré-lesão).

Inicialmente devemos controlar a dor e a tumefação. No tratamento da dor é necessário primeiramente classificar se se trata de uma dor aguda ou crônica. Além dessa técnica também podemos fazer uso da estimulação elétrica associada a contrações musculares isométricas voluntárias para o combate ao edema.

Existem vários tipos de exercício que podem ser utilizados em um programa de reabilitação, dentre eles: - Exercício Estático: contrações isométricas nas quais a força é gerada sem restringir o movimento e sem modificar o ângulo articular, nas fases iniciais do tratamento, esse poderá ser o único tipo de exercício permitido. - Exercício Passivo: ajudam a restaurar os movimentos articulares fisiológicos e acessórios. Esse exercício é realizado pela aplicação de alguma força externa e com mínima contração. - Exercício Ativo: movimento voluntário intencional realizado pelo atleta, com ou sem resistência. Pode ser assistido (com ajuda do terapeuta ou de algum objeto) ou resistido. - Contração concêntrica e excêntrica- Exercício Dinâmico.

O treino funcional ajuda o atleta apreensivo a se adaptar gradualmente as demandas inerentes ao esporte, já que cada estágio da reabilitação tem como alicerce os estágios precedentes. Isso garante o retorno da destreza física e dá confiança ao atleta com relação a sua capacidade de realizar o gesto esportivo sem qualquer sintoma.

O desempenho criterioso baseado em mensurações objetivas e testes de atividade funcional sem qualquer dor ou derrame indicam que o atleta está pronto para voltar a praticar plenamente sua atividade esportiva. A eficácia da reabilitação no período de recuperação, tanto após uma cirurgia quanto após um traumatismo, geralmente determina o grau e o sucesso da futura competição atlética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com