TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados Locais Com As Feridas De Queimadura

Trabalho Universitário: Cuidados Locais Com As Feridas De Queimadura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  1.488 Visualizações

Página 1 de 2

CUIDADOS LOCAIS COM AS FERIDAS DAS QUEIMADURAS

O objetivo do primeiro cuidado ao paciente que sofreu queimaduras não envolve a ferida diretamente, mas sim a manutenção da permeabilidade das vias aéreas, a reposição de fluidos e o controle da dor. Uma vez que a via aérea tenha sido restabelecida, a dor minimizada e o equilíbrio hemodinâmico mantido, ou que tenham sido implementadas ações visando a prevenção de complicações, pode-se iniciar o tratamento da ferida provocada pela queimadura.

Como em qualquer tipo de lesão tecidual, após a ocorrência da queimadura, o organismo responde com uma serie de eventos fisiológicos, numa tentativa de restabelecer a continuidade epitelial.Entretanto há necessidade de intervenções para que o processo de reparação tecidual prossiga sem complicações que possam retarda-lo, assim como manter a perfusão tecidual adequada e a integridade da pele em áreas não queimadas.

A limpeza da ferida constitui um passo essencial para um protocolo de tratamento de feridas ser eficaz. Deve ser realizada utilizando-se agua corrente ou solução fisiológica aquecidas.

O uso da hidroterapia para limpeza das lesões foi incluído no tratamento de queimaduras há centenas de anos e ainda faz parte do plano do tratamento em algumas unidades especializadas.

Há muitos produtos no mercado destinados ao tratamento de feridas em suas diferentes fases; entretanto, a utilização de qualquer produto no tratamento de queimaduras ou outros tipos de feridas deve seguir rigoroso protocolo, buscando identificar a real contribuição para o processo de cicatrização. A equipe de profissionais que atua em unidade de queimados deve conduzir estudos cujos resultados possam produzir evidências que direcionem o cuidado das feridas provocadas por queimaduras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com