TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer Da Vesícula Biliar E Colelitíase: Revisão De Literatura

Pesquisas Acadêmicas: Câncer Da Vesícula Biliar E Colelitíase: Revisão De Literatura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

O câncer da vesícula, neoplasia rara, considerada a mais comum do sistema biliar, normalmente diagnosticada tardiamente, com baixa taxa de sobrevida. Foram consultadas as fontes BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), que se referissem a interface câncer da vesícula e colelitíase, e selecionados 18 artigos relacionados à temática da epidemiologia do câncer de vesícula e aspectos gerais da morbidade e mortalidade por este agravo. Vários estudos têm comprovado a relação entre colelitíase e câncer de vesícula biliar, demonstrando assim que os cálculos de vesícula biliar podem representar um fator importante na gênese do câncer de vesícula biliar, sugerindo, ainda, que pacientes com cálculo biliar devem ser submetidos à colecistectomia, diminuindo, assim, morbidade e mortalidade por esta neoplasia.

Descritores: Câncer da vesícula biliar, colelitíase, colecistectomia.

ABSTRACT

The gallbladder cancer, a rare neoplasm, considered the most common of the biliary system, usually diagnosed late, with a low survival rate. Sources were consulted VHL (Virtual Health Library), which refer to interface gallbladder cancer and cholelithiasis, and selected 18 articles related to the theme of the epidemiology of gallbladder cancer and general aspects of morbidity and mortality from this disease. Several studies have demonstrated the relationship between cholelithiasis and gallbladder cancer, thus demonstrating that the calculations of the gallbladder may represent an important factor in the genesis of gallbladder cancer, suggesting also that patients with gallstones should undergo cholecystectomy, thus reducing morbidity and mortality from this cancer.

Keywords: Cancer of the gallbladder, cholelithiasis, cholecystectomy.

INTRODUÇÃO

O câncer da vesícula biliar, dito como raro, é reconhecido como a neoplasia maligna mais comum do sistema biliar, o quinto carcinoma mais frequente e o nono mais letal do trato gastrointestinal, representando de 0,76 a 1,2% de todas as neoplasias. Apresenta uma incidência anual estimada de 1,1 para homens e 2,2 para mulheres por 100.000 em pacientes submetidos à colecistectomia. Sua frequência é de 1 a 3% dependendo da idade, sendo mais prevalente em mulheres e raro em crianças (Arnaud JP et al, 1995.; Torres OJM et al, 2010).

O câncer da vesícula biliar (CaVB) é uma doença agressiva frequentemente diagnosticada após as manifestações tardias relacionadas a cálculo biliar, ou como doença avançada com envolvimento nodal. Sua natureza biológica agressiva, associada à extensa drenagem linfática da vesícula biliar, faz com que haja uma rápida progressão da doença (Torres OJM et. al, 2002; Reid KM et al, 2007; Zhu AX et al. 2010). Sua apresentação clínica é inespecífica e podem incluir dor abdominal, perda de peso, febre e icterícia (Levy AD et al., 2001). A ressecação com intenção curativa ocorre em 20 a 40% dos casos. A sobrevida é baixa a longo prazo e ocorre principalmente naqueles pacientes que são submetidos à colecistectomia com diagnóstico de colelitíase ou de outra doença benigna, encontradas de forma incidental (Torres OJM et al, 2000; Donohue JH, 1990; Tazuma S, Kajiyma G, 2001).

A litíase biliar é fator incontestável na etiopatogênese do CaVB. Muitos estudos têm mostrado que grande parte dos pacientes com câncer da vesícula apresenta colelitíase um período de tempo considerável antes do diagnóstico de câncer (Hart J et al, 1971; Sumiyoshi K et al, 1991). Estudos coorte verificaram que os cálculos da vesícula biliar não tratados aumentam em três vezes o risco de câncer de vesícula biliar (MARINGHINI et al, 1987; CHOW WH et al, 1999).

MÉTODOS

Foram consultadas as fontes BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Incluíram-se artigos completas em inglês, português ou espanhol, publicados entre 1987 e 2012 e que no título ou no resumo se referissem a interface câncer da vesícula e colelitíase. Foram encontrados 144 artigos. Destes 56 continham o texto completo, os demais, apenas o resumo. Todos os títulos e resumos dos artigos completos disponíveis foram lidos. Sequencialmente, foram selecionados 18 artigos relacionados à temática da epidemiologia do câncer de vesícula e aspectos gerais da morbidade e mortalidade por este agravo associado à colecistíase.

Excluíram-se publicações que, após leitura na íntegra, não se referissem a temática mencionada ou que não se constituíssem estudos observacionais ou experimentais em humanos.

RESULTADOS

Referências Resultados

Maringhini et al, 1987 Todos os 2583 residentes de Rochester, Minnesota, que tinha cálculos biliares inicialmente diagnosticados durante os anos 1950 a 1970 foram seguidos para o desenvolvimento de neoplasias gastrointestinais.

Yamagiwa, H , 1987 A displasia não demonstrou qualquer lesão notável e consistia de células atípicas com núcleos ovais ou redondas.

De acordo com a mancha CEA pelo método de PAPANICOLAU, a displasia e carcinoma mostraram características semelhantes. Pode considerar-se que a seqüência de metaplasia-displasia-carcinoma intestinal é importante.

Nervi F et al., 1988 Os principais fatores etiológicos do câncer de vesícula biliar em chilenos, suecos e Czechoslovakians estão principalmente relacionados com a doença de cálculo biliar. Em segundo lugar em importância para o risco é o sexo, sendo 2,8 vezes maiores as chances de ocorrerm em mulheres.

Donohue JH et al., 1990 Foi feita uma análise retrospectiva dos registros de 111 pacientes com carcinoma de vesícula biliar, onde 57% possuiam metástases à distância e outros 16% metástases nodais sem doenças distantes. A sobrevivência mediana foi de 0,5 anos e sobrevida de 5 anos foi de 13%. Enquanto colecistectomia radical pode beneficiar pacientes individuais e pode ser realizada com baixa morbidade, não havia nenhuma vantagem de sobrevida global em comparação com a colecistectomia.

Paraskevopoulus, J.A.; et al., 1992 O estudo envolveu 21 pacientes com carcinoma vesicular histologicamente comprovado. Os cálculos biliares estavam presentes em 18 pacientes (85,7%).

Juvonen T et al., 1994 Os diagnósticos histológicos de colecistite aguda e câncer de vesícula biliar foi mais frequente em pacientes com várias pedras de colesterol do que naqueles com pedras solitárias.

Arnaud JP et al., 1995

Os estudos mostram a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com